"O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do
terceiro
milênio"
Papa Francisco
A Diocese de Vacaria está vivendo o Sínodo Diocesano 2020-2022.
A etimologia da palavra Sínodo é “caminhar juntos”. Para o Cardeal Grech, Secretário do Sínodo dos Bispos, é “um à escuta dos outros e todos à escuta do Espírito Santo”. É uma dimensão constitutiva da Igreja, que tem seu fundamento teológico mais profundo na Santíssima Trindade.
O Sínodo da Diocese de Vacaria quer entender melhor qual é “O desafio missionário num mundo em transformação”.
Diálogos e início das atividades em preparação para o Sínodo Diocesano 2020 – 2022
Anúncio da realização do Sínodo Diocesano na Romaria de Ibiaçá
Construção dos documentos que regem o processo sinodal e elaboração da marca visual, hino, oração, roteiros, questionários, material de pesquisa.
Realização da Etapa Paroquial com estudo de preparação dos animadores do Sínodo, leitura da realidade e sistematizações.
Realização da Etapa nas Foranias.
Realização da Etapa Diocesana com Assembleias Sinodais.
Acontece nas “bases”, nas pequenas comunidades em cada paróquia e no nível paroquial. Essa é a fase do “VER” a realidade da Igreja na Diocese como um todo.
Conta com encontros de estudo e preparação dos animadores sinodais, a realização de encontros em pequenos grupos e, depois, encontros de análise da realidade com os elementos recolhidos.
Em paralelo à escuta intraeclesial, acontece uma pesquisa externa, coordenada pelo Instituto Federal (IFRS).
Na conclusão dessa etapa, cada paróquia elabora um relatório.
Essa etapa se dá nas cinco foranias da diocese, com no mínimo, duas sessões. Tem o objetivo de analisar os relatórios das paróquias e da pesquisa científica.
Ao final dessa etapa, se elabora um relatório com três propostas sobre caminhos pastorais para a diocese em vista do processo de conversão pastoral e renovação missionária.
É a última etapa constituída de, ao menos, duas Assembleias Sinodais.
Buscará aprofundar o tema do Sínodo, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e refletir sobre as realidades eclesiais supra paroquiais e demais temas advindos da pesquisa; analisar as três propostas vindas de cada uma das cinco foranias e discernir as realidades comuns de toda a diocese; eleger três prioridades diocesanas para um período de quatro anos.
Senhor, nós Te louvamos porque estás sempre no meio de nós, revelando-Te próximo. Conduz-nos na caminhada do Sínodo Diocesano e encoraja-nos para o desafio missionário num mundo em transformação. Concede-nos também sabedoria para entender os clamores da sociedade e para discernir constantemente os rumos da ação evangelizadora. Inspirados pelo Cristo que serve, sejamos uma Igreja viva, acolhedora e profética, e estejamos atentos aos sinais do nosso tempo, que exigem novas atitudes na vivência da fé em comunidade. Comprometemo-nos com a opção preferencial pelos oprimidos e marginalizados, com o cuidado da nossa casa comum e com o zelo pela vida e por toda a criação. Confiamos na ação do Teu Espírito e na intercessão de Nossa Senhora da Oliveira, para que nosso Sínodo corresponda à Tua Santa Vontade. Amém!
A Diocese de Vacaria é uma das dezoito dioceses que integram o Regional Sul 3 da CNBB, correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul, sendo sufragânea da Arquidiocese de Passo Fundo. É constituída por 28 paróquias, distribuídas em 25 municípios, totalizando mais de 500 comunidades.
Em 8 de setembro de 1934, pelo Papa Pio XI, foi criada a Prelazia de Vacaria, que foi elevada a Diocese em 18 de janeiro de 1957, pela bula Qui Vicaria, do Papa Pio XII. O primeiro Bispo Diocesano de Vacaria, nomeado em 24 de maio de 1958, foi Dom Augusto Petró. O atual bispo diocesano é Dom Sílvio Guterres Dutra, nomeado pelo Papa Francisco em maio de 2018.
A Diocese tem como padroeira Nossa Senhora da Oliveira, cuja imagem foi encontrada nos campos de Vacaria por volta de 1750.
Geograficamente, a Diocese está localizada na região norte do estado do Rio Grande do Sul, tendo como limítrofes as dioceses de Caxias do Sul (RS), Criciúma (SC), Erechim (RS), Joaçaba (SC), Lages (SC) e Passo Fundo (RS).
Comunicado à comunidade Diocesana do processo sinodal feito por Dom Sílvio Guterres Dutra, na Romaria de N. Sra. Consoladora, Ibiaçá.
O Regimento do Sínodo regula toda a organização e funcionamento do processo sinodal.
Livreto contendo o Projeto, o Regimento, Passo a passo da Etapa Paroquial, Roteiro, Questionários e outros.
Arquivo, em formato A4, com os questionário individual, para pequenos grupos e para o CPP.
Letra e Música: Uiliam Michelon
Muito me alegrou receber o convite para compor o hino. Também me senti honrado. Desde o primeiro contato, feito pela Cláudia Rossi, entendi que seria uma ótima oportunidade para a música desempenhar o que acredito ser sua única função, a função de contribuir para o processo evolutivo das pessoas. A partir desta ideia, que veio muito de encontro com as diretrizes acerca do tema e dos objetivos do Sínodo, tão bem apontados por Dom Silvio e Padre Rene, o processo de composição do hino fluiu naturalmente. Tenho certeza de que fui guiado e inspirado por anjos de Deus para realizar esta simples, mas divina tarefa. Com humildade lhes digo que cada um de nós está permanentemente amparado por anjos de Deus, basta aprendermos a ouvir seus conselhos e na dúvida perguntar: O que Cristo faria? Agradeço ao Pai Celestial e a Diocese de Vacaria pela bela oportunidade. Abraços!
Uiliam Michelon
Em breve.
Para ver todoas as notícias relacionadas ao Sínodo, clique no botão abaixo.
Em breve.
Para entrar em contato, envie e-mail para sinodo@diocesevacaria.com.br, ou pelo WhatsApp +55 54 98443-3665.
Você pode, ainda, utilizar o formulário de contato disponível no site da Diocese, clicando no botão abaixo.