Visita Pastoral Paróquia Nossa Senhora da Glória, Vacaria, 2019

A Paróquia Nossa Senhora da Glória, Vacaria, recebeu entre os dias 14 e 17 de novembro de 2019 a visita pastoral do Bispo Diocesano de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra.

A visita teve início na quinta-feira (14) com a visita ao 10º Batalhão Militar. Segundo Pe. Claudio A. Prescendo, “a conversa como o Major Rodrigo foi uma experiência muito bonita, de escutar como ele vê a Cidade, quais são os grandes desafios e também quais são as as alegrias que a Cidade oferece. Escutando o major Rodrigo, a Igreja encontra luzes para a sua pastoral evangelizadora”. Ainda na quinta-feira, Dom Sílvio encontrou-se com cerca de 100 lideranças da Paróquia, onde dedicou-se à escuta da realidade paroquial, as alegrias, tristezas, angústias, os sonhos e desafios que as lideranças propuseram.

Na sexta-feira (15), na parte da manhã, o Bispo Diocesano dedicou-se a olhar os livros de registros da Paróquia e a visitar alguns doentes, sobretudo lideranças que hoje se encontram enfermas. Na parte da tarde realizou-se a visita aos projetos sociais do Bairro Municipal, assim como à pastoral do pão, à pastoral do sabão comunitário e à pastoral da saúde. Padre Claudio destacou que “o que nos surpreendeu foi o projeto social da capoeira, que funciona lá três vezes por semana, no turno inverso à aula. Estes recepcionaram o Bispo com uma belíssima apresentação e exposição do que significa o trabalho social deste projeto, que consiste essencialmente na inclusão, na comunhão e na cidadania. […] Bonito e significativo este projeto, do qual também a Igreja deve investir seus recursos materiais, para sustentar um projeto desse porte”. Ainda na tarde da sexta-feira, realizou-se a visita a algumas famílias extremamente carentes. Segundo Prescendo, “chama atenção uma mãe de família, com cerca de 30 anos, com cinco filhos, cujo o marido está preso e dois irmãos possuem tuberculose, um necessitando inclusive usar fraldas geriátricas. É ela que sustenta tudo isso e está desempregada. Visitamos esta família, com um rancho e com o compromisso de contribuir, seja na alimentação ou nas fraldas”.

No término da sexta-feira, houve o encontro com todas as catequistas da matriz e dos bairros, onde Dom Sílvio trabalhou a iniciação à vida cristã e celebrou a missa na Comunidade Santo Antônio, com a participação da Comunidade do Bairro Municipal e a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Cruz.

Sábado (16) pela manhã, a visita deu-se na Comunidade São Pedro, Cochila Grande. Dom Sílvio foi recepcionado por um grupo de cavaleiros. Havia um cavalo reservado para o Bispo, que montou e foi até a frente da igreja, onde a comunidade o estava aguardando. Em São Pedro participaram da missa as comunidades de São Pedro, São Francisco e Nossa Senhora de Caravaggio. O pároco destacou que “foi uma grande e belíssima celebração”. À tarde Dom Sílvio seguiu para a comunidade da Ramada e, posteriormente, para a Comunidade Santa Terezinha, Km 5.

No domingo (17), último dia da visita, o Bispo diocesano realizou a celebração de encerramento da visita às 9h às 18h na Igreja Matriz. Na celebração das 18h houve a participação de todos os catequisandos e seus familiares.

Padre Claudio Prescendo relatou que a visita mostra “um Bispo que chega e procura conhecer a realidade, que se apresenta, diz quem é, de onde veio e o que pensa acerca da Igreja. Mas acima de tudo é um pastor que vem para escutar, por isso dos trabalhos de grupos”. Destacou, ainda, que a visita pastoral “foi uma experiência muito significativa e bonita, que faz bem para a Paróquia, para o pároco, para as comunidades. Faz bem também para o Bispo, pois vai redefinindo o seu perfil na Igreja particular de Vacaria”.

Esta foi a última visita pastoral realizada por Dom Silvio no ano de 2019. Neste ano receberam o Bispo em visita pastoral as paróquias de Cacique Doble, São João da Urtiga, Bom Jesus, Esmeralda, Machadinho, Caseiros, São José dos Ausentes, Maximiliano de Almeida, Lagoa Vermelha (São Paulo Apóstolo) e Vacaria (Nossa Senhora da Glória. No ano de 2020 novas visitas serão realizadas em datas a serem divulgadas.

Texto: Pascom e Pe. Claudio A. Prescendo
Fotos: Pe. Claudio A. Prescendo

Compartilhe