O setor de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Vacaria divulgou uma série de orientações para a realização do processo catequético durante o ano de 2021, ainda marcado pela pandemia da COVID-19.
O documento, endereçado aos párocos, às comunidades paroquiais e aos coordenadores paroquiais da catequese propõe que, havendo a impossibilidade da realização de encontros presenciais, sejam realizados encontros virtuais. Para os locais onde essa modalidade não puder ser aplicada, o setor encaminhará para as paróquias um esquema que possibilitará a realização dos encontros num modelo alternativo.
O texto também fornece orientações para a celebração do Sacramento da Crisma, que deverá ser realizado com, no máximo, 15 crismandos por celebração; e para a Primeira Eucaristia, que, com a devida preparação, deverá ser realizada em pequenos grupos.
Para os pais dos que estão iniciando o processo catequético, a orientação é de um encontro mensal, dentro de uma celebração. A todos exige o acompanhamento das celebrações eucarísticas semanais, quer seja de modo presencial ou pelas transmissões oferecidas pelas paróquias.
A orientação destacou, ainda, que “este tempo exige calma, discernimento e o bom senso. O atropelamento e sentimento de que a pandemia nos atrasou ou atrapalhou não é atitude cristã, pois o cuidado com a vida está acima de tudo”.
As orientações para a catequese 2021 podem ser baixadas aqui.
Texto: Edimar Scopel/PASCOM Diocese Vacaria
Imagem: Alessandro Vicentin