A Diocese de Vacaria celebrará no próximo domingo, na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, a ordenação diaconal do seminarista Renan Paloschi Zanandréa.

Em 2017, Renan ingressou no processo formativo da Diocese de Vacaria, que compreende as etapas do Propedêutico, Discipulado/Filosofia, Configuração/Teologia e Síntese Vocacional. Natural da paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga, desde criança sonhava em ser padre: “a vida eclesial me ajudou a, primeiro, admirar esse ministério. Me imaginava no lugar do padre, fazendo o que ele fazia. Hoje, depois de todo esse processo já realizado, não apenas admirando, mas compreendendo mais profundamente a missão do sacerdote, percebo a beleza e a grandeza do ministério ordenado para a vida da Igreja”.

Como parte do processo formativo, fez pastoral nas paróquias Nossa Senhora da Conceição, de Caseiros, São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha, Nossa da Oliveira, de Vacaria, Santuário Nossa Consoladora, de Ibiaçá e Santo Expedito, de Santo Expedito do Sul. Também atuou pastoralmente junto à Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Diocese. Atualmente, o seminarista realiza seu estágio pastoral na paróquia Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria, sendo também referencial para a Iniciação à Vida Cristã da Diocese. Segundo o seminarista Renan, a ordenação é “um tempo da Graça do Senhor, que olha para um homem, chamando-o do meio do povo, apesar de seus limites pessoais, para assumir um ministério muito superior à própria condição humana”. Esse momento “não marca apenas o fim de um processo, apesar de também o sê-lo, mas o início de uma caminhada de doação à Igreja, primeiro como diácono, depois como presbítero. É um tempo belo, único, que está sendo vivido com muita intensidade. Mas ao mesmo tempo, para que a Graça de Deus aja no dia a dia, sem dúvida precisarei muito das orações de todos, para perseverar e ser fiel Àquele que me chamou”.

O lema de ordenação escolhido foi o trecho da carta de São Paulo aos Gálatas: “Gloriar-se na Cruz de Cristo” (Gl 6,4). A escolha se justifica porque “a Cruz é sinal de vida, esperança e salvação. É o sinal que nos identifica como cristãos, marca de nossa fé. Mas também porque, apesar de depender dos esforços pessoais, tudo que se faz é, antes de tudo, Graça de Deus, que é derramada constantemente sobre minha vida”.

A Santa Missa com rito de ordenação acontecerá às 15h e será presidida pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra.

TEXTO e FOTO: PASCOM/DIOCESE DE VACARIA