Semana Nacional da Família 2020

A Semana Nacional da Família 2020, promovida pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), iniciará no próximo domingo, 9 de agosto, seguindo até o dia 15 de agosto.

A semana terá abertura hoje, 8 de agosto, com live transmitida pelo perfil no YouTube da Pastoral Familiar da CNBB. Na live será aprofundado pelo casal André e Karina Parreira o tema da Semana Nacional da Família 2020, “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,15). Participarão da live, ainda, a doutora em psicologia Marta Pimenta de Brito, de Lisboa, Portugal, falando sobre “o ‘novo normal’ e a família no pós pandemia”, o Presidente da CNBB e Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo e o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Joel Portella.

O encerramento da Semana Nacional da Família também será com uma live, no mesmo perfil do YouTube. Nesta live serão exibidos fotos e vídeos dos agentes da Pastoral Familiar das paróquias. Para participar, basta postar o vídeo com a hastag #semananacionaldafamília.

As famílias e paróquias são convidadas a, diariamente, rezar a partir do material produzido pela CNPF. São sete encontros que você pode ter acesso a dicas CLICANDO AQUI ou baixando o aplicativo Estante Pastoral Familiar.

A Semana Nacional da Família

Os sete encontros propostos pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar para serem celebrados durante a Semana Nacional da Família através do subsídio Hora da Família apresentam variada temática. O primeiro dos sete encontros provoca para a celebração da vocação dos pais, refletindo desde a figura de São José. O segundo continua a reflexão vocacional, em consonância com o Mês Vocacional 2020, que neste ano tem por tema “amados e chamados por Deus”. O terceiro encontro reflete sobre o matrimônio como dom de Deus para a santificação dos esposos e apresentando a família como o lugar ideal para a reflexão acerca do amor de Deus. O quarto encontro reflete sobre o papel da família na educação e preparação dos filhos. O quinto, celebrado no dia de Santa Dulce dos Pobres, propõe uma Hora Santa da Família, sugerindo um momento de adoração ao Santíssimo ou uma solenidade com a Palavra de Deus. O sexto encontro, inspirado na Campanha da Fraternidade 2020, reflete sobre o compromisso da família em gerar, educar e cuidar da vida. Por fim, o sétimo encontro busca refletir e promover a unidade e a fidelidade à Igreja e a Deus como valor fundamental na vida das famílias.

Para o Rio Grande do Sul, o Regional Sul 3 da CNBB elaborou o subsídio 7 dias de oração em Família, para ser utilizado durante as celebrações eucarísticas. O subsídio propõe que, a cada celebração realizada na Semana Nacional da Família, seja realizado um momento de oração após a oração após a comunhão. O momento é composto pela leitura de um texto bíblico, uma reflexão, a Ladainha à Sagrada Família e uma oração. A temática de cada dia vai de encontro ao proposto pela CNPF no subsídio Hora da Família. O subsídio pode ser acessado gratuitamente aqui.

Texto: Edimar Scopel e Renan P. Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Com informações de cnpf.org.br
Imagem: Divulgação CNPF

Compartilhe