Na aurora deste Ano Santo da Esperança, a 23ª Romaria se ergue como um farol de fé, iluminando os corações dos devotos com o tema: “Com Santo Expedito, peregrinos da Esperança”. Inspirados pelo testemunho deste santo guerreiro e sustentados pela certeza que não decepciona, os fiéis trilham um caminho de graça, renovação e compromisso com o Evangelho.

   A esperança cristã, que São Paulo define como virtude teologal (cf. 1Cor 13,13), não é mera expectativa passiva, mas uma força ativa que impulsiona à santidade. É essa esperança que move os passos dos peregrinos, reavivando em cada batizado a identidade de filho de Deus e fortalecendo a convicção de que “não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura da que está para vir” (Hb 13,14).

   Santo Expedito, mártir da fé, nos ensina que a esperança não se adia. Seu testemunho é um convite a viver o hodie – o “hoje” da salvação. Ele nos exorta a não retardar a resposta ao chamado de Cristo, pois “agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (2Cor 6,2). Como ele, somos chamados a uma confiança inabalável na providência divina, certos de que “os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como águias, correm e não se fatigam” (Is 40,31).

   Nesta peregrinação, não apenas os pés caminham, mas a alma avança. Cada passo ecoa a certeza de que “em tudo somos mais que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8,37). Em tempos de incerteza e desafios, é na esperança cristã que encontramos um norte seguro, pois ela “não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

   Assim, ao iniciarmos esta santa caminhada no dia 19 de abril, que cada peregrino se sinta envolvido por um tempo de reflexão, graça e bênção. Que Santo Expedito, intercessor das causas justas e urgentes, reavive em nós a chama da esperança, conduzindo-nos sempre à luz de Cristo, o verdadeiro caminho para o Céu.

  A programação da 23ª Romaria iniciará no sábado, dia 19 de abril, às 16h30, com a caminhada de abertura partindo do pórtico da cidade até o santuário, marcando o início das noites devocionais. No mesmo dia, às 20h, acontece a primeira noite de oração, com o tema: “Com Santo Expedito, fiéis ao plano de Deus”, celebrada com a oração do Terço. No domingo, dia 20, às 9h, será realizada a bênção dos Cavalarianos em frente ao Santuário, seguida, às 10h, da catequese para a Primeira Eucaristia, com o tema: “Com Santo Expedito, confirmamos a fé em Jesus Cristo”. Ao meio-dia, haverá almoço no Salão Paroquial.

  A programação segue na segunda-feira, dia 21, com a terceira noite, às 19h30, com o tema “Com Santo Expedito, peregrinos da caridade”, conduzida pelo Conselho Paroquial. Na terça-feira, dia 22, também às 19h30, com tema “Com Santo Expedito, peregrinos da reconciliação”, com participação do movimento do Cursilho e a concessão de indulgências. Na quarta-feira, dia 23, o tema será “Com Santo Expedito, peregrinos da justiça e da paz”, conduzido pela Infância Missionária. Na quinta-feira, dia 24, os Ministros conduzirão a sexta noite, com o tema: “Com Santo Expedito, cuidadores da vida humana e da criação.” Na sexta-feira, dia 25, às 19h30, a sétima noite tem como tema “Com Santo Expedito, peregrinos para um novo céu e uma nova terra”, refletindo os frutos do jubileu, com a participação da Lareira.

  No sábado, dia 26, às 10h, será rezado o Terço com o tema: “Com Santo Expedito, peregrinos da Esperança”. Com o lema “Essa esperança não decepciona” (Rm 5,5). Às 15h, o CLJ e os motociclistas se reúnem sobre o mesmo tema. Às 19h30, será realizada a procissão luminosa com carro andor  e entrega das medalhas e cruz do hoje das graças e Sto. Expedito, no altar campal. 

  No domingo, dia 27, seguindo com o lema “Essa esperança não decepciona” (Rm 5,5). inicia-se às 8h30 com a Missa de acolhida no interior do santuário. Às 10h30, Missa Solene da Romaria. Às 12h30, haverá o “Show das Graças”, e, por fim, às 14h30, a celebração de encerramento com bênção do Santíssimo Sacramento, procissão com carro andor e a entrega das medalhas e da cruz do Hoje das Graças de Santo Expedito.

Texto e fotos: Pe. André Varisa – Reitor do Santuário Sto. Expedito e Welton Pertili/ ASCOM Diocese de Vacaria.

Compartilhe