Na última sexta-feira, 14 de maio de 2021, a Diocese de Vacaria celebrou a ordenação de quatro diáconos permanentes na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Vacaria.

Foram ordenados: Enio Luiz Finardi, de 68 anos, que escolheu como lema “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27); José Luciano Moreto Oliboni, 46 anos, “Servo vosso por amor a Cristo” (2Cor 4,5); Rodrigo Boldo, 43 anos, “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 20,28); e Rudimar Bruno Dal Molin, 53 anos, “Aqui estou, envia-me!” (Is 6,8).

Respeitando os cuidados sanitários exigidos por este tempo pandêmico, a Missa de ordenação foi presidida pelo Bispo Diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra. Também estiveram presentes os familiares mais próximos dos ordenados e os candidatos que ainda serão ordenados. Concelebraram a Santa Missa os padres Cláudio Prescendo, coordenador da Escola Diocesana de Diáconos e Vigário Geral da Diocese, Jorge Cruz da Costa, pároco da paróquia Nossa Senhora da Glória e Rene Antonio Zanandréa, Coordenador Diocesano de Pastoral, além de outros representantes do clero. A celebração contou com transmissão pelas redes sociais.

Em sua homilia, Dom Sílvio, refletindo os textos bíblicos do dia, destacou que “obedecer os mandamentos é atuar, é agir. O amor romântico e estático é engano, não provém de Deus e não constrói comunidade. O amor de Jesus é aquele que conduz à doação. É amor verdadeiro enquanto capacita a dar a vida”. Dessa forma, segundo Dom Sílvio, “todo aquele que arrisca, gasta, ou perde a vida em favor do projeto de Deus, alcançou o grau máximo do amor. Ser diácono é isso: é praticar com radicalidade o amor cristão. É estar para os outros, servir os outros, viver para os outros”. Destacou ainda que “a verdadeira fonte da felicidade cristã é o viver para os outros. Nada realiza mais o cristão, nada realiza mais um diácono, do que sentir-se útil para o próximo”.

Em suas falas ao final da celebração, os diáconos agradeceram, de modo especial, a Deus, ao Bispo, ao clero, às famílias, amigos, colegas, professores e toda comunidade.

Os ordenados

Enio Luiz Finardi nasceu em Vila Segredo/Ipê. Casou-se com Juscelina Gomes há 39 anos. É pai de Rodrigo, Poliana e Juliano e possui três netos. Nasceu em uma família católica, participando da comunidade desde tenra idade. Quando criança, atuou como coroinha. Participou do Cursilho e foi tio do CLJ. Após quatorze anos de atuação no CLJ, assumiu como tio Bem-Estar da Diocese de Vacaria por cinco anos. Na paróquia Nossa Senhora da Glória foi membro do Conselho Administrativo, catequista, leitor e acólito. Atualmente faz parte do Serviço de Animação Vocacional da Diocese.

Luciano Moreto Oliboni nasceu em 23 de outubro de 1974, na fazenda do Cedro, capela São Pedro, Coxilha Grande, Vacaria, onde morou até 1981. Mudou-se para Vacaria para cursar o Ensino Médio. No ano de 1993 conheceu Marilvane (Mari) e, em 1996, casou-se com ela. Foi ela quem começou a levá-lo às Missas e celebrações. Tiveram duas filhas. Luciano foi ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, participou do 44º Cursilho, foi tio do CLJ, participou da tenda do Shalom, foi da diretoria do Movimento de Cursilhos da paróquia, catequista e ainda hoje é membro do Conselho Administrativo da paróquia Nossa Senhora da Glória.

Rodrigo Boldo nasceu em 13 de junho de 1977. É filho de Valdir Boldo e Vera Regina Boldo e possui um irmão. Casou-se com Carine Acioly Malmmann, com quem possui dois filhos: Luisa Vitória e Luis Gustavo. Desde tenra idade ia todos os Domingos com sua família às missas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde ajudava, por vezes, na Liturgia. Estudou no Colégio São Francisco entre as décadas de 80 e 90 e lá fez parte do Grupo de Jovens JUMAR. Em 1994 participou do primeiro CLJ Momento da Diocese de Vacaria. Na paróquia foi Ministro da Palavra e extraordinário da Sagrada Comunhão, membro da Coordenação de pastorais, do Curso de Noivos, da coordenação da Equipe Sinodal e catequista. A nível diocesano é membro da coordenação, como advogado, na Associação Casa de Fraternidade Fratelli Tutti, advogado da Mitra Diocesana e Coordenador do Corpo Diaconal da Diocese. Em 2020 foi nomeado juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Passo Fundo.

Rudimar Bruno Dal Molin, filho de Alcides Dal Molin (in memoriam) e Oliva Panisson Dal Molin (in memoriam). Nasceu em 14 de junho de 1967, na cidade de Tupanci do Sul. Recebeu seus sacramentos de Iniciação à Vida Cristã na paróquia desta mesma cidade. No ano de 1986 mudou-se para Vacaria e, em 3 de agosto de 1991, casou-se com Rosemeri Pessato. Possuem duas filhas: Débora e Thaíse. Na paróquia participou no grupo de jovens, participou do 35º Cursilho da Diocese, foi coordenador do Grupo Executivo Diocesano do Cursilho, e é catequista há 12 anos. Com a esposa fez a 20ª tenda do Shalom, foram tios do CLJ e ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.

Escola Diaconal

A Escola Diocesana de Diáconos da Diocese de Vacaria iniciou suas atividades em agosto de 2016. Esta foi a primeira vez que a Diocese organizou e coordenou a formação de seus Diáconos, despertando essa vocação e o seu protagonismo no exercício ministerial.

A Escola iniciou com a participação de 23 candidatos de 8 paróquias, contando com a assessoria de padres e seminaristas e totalizando mais de 1000 horas/aula. Destes, 9 já foram ordenados e outros 5 ainda serão ordenados, com datas a serem divulgadas.

Próximas Ordenações

Em março de 2020, foram ordenados diáconos permanentes Gabriel Lusiano Chedid, Marcos Da Boit Suzin, Nelson Francisco Benvenutti e Renato Claro de Lima na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Oliveira. Em abril de 2021, Alex Maurilio Winck na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Machadinho. Nos próximos meses, em datas a serem confirmadas, serão ordenados: Cresio, na paróquia Santo Antônio, de Lagoa Vermelha; Ênio Zanette e Anildo, na paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha; Algeu, na paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Tupanci do Sul; Hilário, na paróquia Cristo Rei de São João da Urtiga.

Texto: Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Imagens: Fogaça/Foto União

Compartilhe