Na oitava noite da novena em preparação à 69ª Romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá, aconteceram os ritos de acolhida dos seminaristas da etapa do Propedêutico e do Discipulado/Filosofia, admissão entre os candidatos às Ordens Sacras e instituição do Ministério de Leitor. Os ritos foram presididos pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, durante a Missa presidida pelo Padre Cláudio Antônio Prescendo.

Na noite do dia 25 de fevereiro de 2021 foram acolhidos na etapa do Propedêutico da Diocese de Vacaria os seminaristas Jorge Pessatto, da paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha, Nícollas Pimentel da paróquia Nossa Senhora da Glória, de Vacaria, e Rodrigo Machado da Silva da paróquia Senhor Bom Jesus, de Bom Jesus. Os seminaristas propedeutas passam a residir em Vacaria, na Paróquia da Catedral, sendo acompanhados pelo Pe. Rene Antonio Zanandréa. Nesta etapa, os jovens são inseridos na vida e realidade da paróquia, bem como na vida comunitária, onde podem fazer o discernimento vocacional. Como símbolo desta etapa eles receberam uma imagem de Nossa Senhora da Oliveira abençoada pelo Bispo no início do rito.

Já na etapa do Discipulado/Filosofia foram acolhidos os seminaristas Eduardo Martello, natural da paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, Paim Filho, e Igor Cechinato de Lima, natural da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Campestre da Serra. Na etapa do Discipulado os seminaristas passam a residir no Seminário Maior, em Passo Fundo, e a ter contato com a academia, através dos estudos filosóficos. São também convidados a serem discípulos seguidores de Jesus Cristo. Como símbolo desta etapa eles receberam um crucifixo, que foi abençoado pelo Bispo, no início do rito.

O terceiro rito foi da Admissão entre os candidatos às ordens sacras do Irmão Flávio Alves Rosário, da Congregação dos Filhos da Caridade (FC). A Congregação está iniciando neste ano suas atividades na Diocese de Vacaria, enviando dois religiosos para trabalhar no território diocesano. O irmão Flávio já concluiu os estudos em preparação à Ordenação Sacerdotal e durante os anos de 2021 e 2022 receberá os ministérios de Leitor e Acólito, bem como a Ordenação Diaconal e, por fim, a Ordenação Sacerdotal. No rito de admissão às ordens sacras o Irmão Flávio, aspirante ao presbiterado, manifestou publicamente sua vontade de se doar a Deus e à Igreja.

O último rito foi o recebimento do Ministério de Leitor do seminarista do segundo ano da etapa da Configuração/Teologia: Renan Paloschi Zanandréa, natural da paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga. A função própria de quem recebe o ministério de Leitor é ler a Palavra de Deus nas ações litúrgicas, com exceção do Evangelho. Além disso, é convidado a dedicar-se ainda mais ao estudo da Sagrada Escritura, em vista do tornar-se discípulo fiel do mestre Jesus. Como símbolo desta etapa o seminarista recebeu das mãos do Bispo o livro da Sagrada Escritura.

A Diocese conta ainda com outros seis seminaristas, sendo quatro da etapa do Discipulado/Filosofia e dois da Configuração/Teologia, totalizando doze seminaristas entre todas as etapas de formação.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Fotos: Reprodução/Santuário Diocesano Nossa Senhora Consoladora

Compartilhe