Aconteceu, no último sábado (29), o primeiro encontro do ano da Prioridade Formação. O encontro, foi realizado simultaneamente em Vacaria e Sananduva, atraindo um número significativo de fiéis, que participaram ativamente de reflexões e debates sobre a relevância da formação cristã na missão da Igreja.
Com o tema “O Valor da Vida Humana”, o evento contou com a presença de especialistas que apresentaram uma abordagem aprofundada sobre a dignidade humana e os desafios contemporâneos. Em Vacaria, o Prof. Dr. Paulo César Carbonari foi o responsável, com cerca de 140 participantes. Já em Sananduva, o Pe. Me. Maicon André Malacarne conduziu o encontro, reunindo aproximadamente 330 pessoas.
A Diocese de Vacaria reafirma, com essa iniciativa, o seu compromisso com uma Igreja em saída, que busca a capacitação contínua de leigos, religiosos e clérigos. Para unir fé, diálogo e ação social, com foco no aprofundamento ético, político e ecológico dentro do contexto eclesial. Entre os objetivos do projeto estão a criação de materiais didáticos, espaços de partilha e escuta, além da preparação de discípulos missionários para a evangelização.
A Diocese segue empenhada na continuidade do Projeto Formação, com outros encontros que irão acontecer ainda em 2025 e ações que fortalecerão a caminhada sinodal. A ampla participação no primeiro encontro demonstra o desejo da comunidade por aprofundamento na fé e maior engajamento na missão evangelizadora, inspirando e fortalecendo a vivência cristã em todas as paróquias da Diocese de Vacaria.




Texto: Welton Pertili/ Ascom Diocese de Vacaria.
Fotos: Pe. Elisandro Guindani e Pe. Rene Zanadréa