No último sábado, 7 de agosto de 2021, na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, foi realizado o primeiro encontro presencial da Pastoral do Migrante da Diocese de Vacaria.
O encontro seguiu o método ver, julgar e agir, vendo a realidade de Vacaria, do Regional Sul 3 e do Brasil, julgando a partir do livro Método dos “4Rs”, do Pe. Alfredo J. Gonçales, CS, e agindo por meio do encaminhamentos de trabalhos práticos na Diocese.
Inicialmente foi apresentada a realidade dos migrantes na cidade de Vacaria pela coordenadora da Pastoral do Migrante de Vacaria, Patrícia Paganella, que relatou que há cerca de quatro anos a cidade começou a receber imigrantes senegaleses. Depois, haitianos e venezuelanos também chegaram à cidade. Segundo ela, as maiores necessidades são de moradia, trabalho e comida. Até então era realizado um atendimento emergencial, de onde surgiu a necessidade da estruturação da Pastoral. O auxílio, até então, se dá pela ajuda nas questões burocráticas, com doação de roupas e cobertas.
Na sequência, o Padre James-son Mercure, CS, coordenador da Pastoral do Migrante do Regional Sul 3 da CNBB, apresentou o trabalho do Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às migrações (CIBAI). Segundo ele, o primeiro passo é acolher e ouvir os migrantes. Apresentou que a cada tempo o rosto do migrante muda. Nesse sentido, independente de quem chega, é auxiliado em alguns aspectos: documentação para regularizar a situação do migrante; assistência, com acompanhamento social, visitação, orientações sobre trabalho, aluguel social, casa de acolhimento, auxílio emergencial, questões jurídicas, cesta básica, ações culturais; cuidado com a fé, fazendo a Missa de maneira integrada, por exemplo, entre os migrantes e os brasileiros; capacitações por meio de cursos; inserção sociolaboral, com a elaboração de currículos, auxílio na busca por emprego, colaboração laboral e programa migrante empreendedor.
Seguindo a formação, Arivaldo Sezyshta e Roberto Saraiva, da Coordenação Nacional da Pastoral do Migrante, apresentaram o trabalho do Serviço Pastoral do Migrante,um serviço da CNBB ligado à Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora. Esse serviço contribui para formação, incidência e articulação no que tange aos migrantes. O objetivo é organizar, a nível de Brasil e junto à CNBB, as atividades da Pastoral do Migrante.
No que tange ao julgar, o encontro seguiu com o estudo em grupo do livro Método dos “4Rs”, do Pe. Alfredo J. Gonçales, CS, que provocou os participantes do encontro a conhecer o Rosto, as Rotas, as Raízes e as Respostas em relação às migrações. Isso levou, por fim, a um estudo mais prático, indo ao âmbito do agir, que tentou levantar algumas respostas para a situação dos migrantes em Vacaria.
O encontro reuniu cerca de trinta pessoas, dentre as quais estavam o bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, que ressaltou a importância dessa pastoral para a vida da Diocese.
Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Foto: Pe. Rene Zanandréa