No último sábado, 20 de novembro, a Pastoral da Educação realizou o primeiro encontro presencial deste ano, na Cripta da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria.
Com participação de cerca de vinte pessoas, o encontro reuniu representantes da Pastoral das cidades de Vacaria e Sananduva. A parte formativa foi assessorada pelo Pe. Rene Zanandréa, coordenador diocesano de pastoral e pároco da paróquia N. S. da Oliveira, que trabalhou acerca dos cinco primeiros capítulos da Carta Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tuttti, sobre a fraternidade e a amizade social. O segundo momento do encontro foi de partilha e diálogo entre os agentes, que são, em sua totalidade, educadores que doaram ou doam boa parte de suas vidas ao trabalho em sala de aula.
A coordenadora diocesana da Pastoral da Educação, Ir. Rita Tessaro, CISJ, destacou que “o encontro foi proveitoso, já que auxilia para que estejamos cada vez mais articulados”. O destaque foi para a atuação da Pastoral na cidade de Vacaria, que há pouco abraçou o trabalho e está intensificando cada vez mais a atuação em torno de vários projetos. A irmã ainda pontuou que, “pelo grupo, sentimos que a maioria deu parecer positivo para, no próximo ano, continuar a caminhar no trabalho da Pastoral da Educação, especialmente em torno da Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema é a educação”.
Encerrando o encontro, foram dados alguns encaminhamentos para o próximo ano, que contará com a conclusão da formação sobre a Carta do Papa Francisco, bem como sobre a Campanha da Fraternidade 2022. Também no próximo ano será feito um levantamento, por meio de um questionário, sobre a situação da disciplina de Ensino Religioso em todas as escolas da Diocese.
Texto e fotos: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM