No último sábado, dia 31 de agosto, os coordenadores, líderes e apoiadores da Pastoral da Criança celebraram os 40 anos de sua presença no Rio Grande do Sul. Reuniram-se no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, onde fizeram se presentes mais de mil pessoas das 18 arqui/dioceses gaúchas, e também contaram com a presença da coordenadora nacional, Maria Inês Monteiro de Freitas e da coordenadora estadual, Nilva Canuto Libardi. A Diocese de Vacaria foi representada por 12 integrantes que fazem parte das paróquias Nossa Senhora da Oliveira (Catedral), Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Glória.

A programação comemorando a história, o presente e o futuro da Pastoral, de todas as crianças e gestantes, iniciou com procissão e Missa presidida pelo bispo referencial para a Pastoral da Criança, Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, foi concelebrada por Dom José Gislon e pelos demais presbíteros presentes.

O encontro festivo foi concluído com almoço de confraternização, momentos de descontração, de motivação, de homenagens, e de assessoria e partilha conduzido pela coordenadora nacional.

Conforme dados retirados da notícia divulgada pela Pastoral da Criança nacional, hoje, ela está ativa no Rio Grande do Sul em três arquidioceses, 15 dioceses, 193 paróquias e 521 comunidades. São mais de 800 líderes voluntários que todos os meses visitam mais de 7 mil crianças e 300 gestantes.

Texto: Diego Ferrari Frigoto

Fotos: Pastoral da Criança