Com o tema “Cem anos de ‘vidas’, escrevendo nossa história”, desde o dia 16 até o dia 24 de junho a paróquia São João Batista de Sananduva viveu intensa programação religiosa e social em preparação à festa de seu padroeiro.

No dia 16 iniciou-se a novena em preparação para a festa com a missa para os trabalhadores e homenagem ao conselho administrativo. No dia 17 ocorreu a missa e o pré-lançamento do livro que conta a história da cidade de Sananduva. Na terça-feira, dia 18, após a santa missa aconteceu a abertura do I Festival São João de Bombacha. No dia 19 além da missa ocorreram os festejos da Escola Estadual Sananduva. Na quinta-feira, dia de Corpus Christi aconteceu a tradicional missa e procissão pelas ruas da cidade e à noite a final do I Festival São João de Bombacha. No dia 21 foi celebrada missa crioula e após, houve jantar e show com o padre Olívio e o Grupo Candeeiro Pampeano no Centro Comunitário Sananduvense. No sábado, dia 22, ocorreu a missa sertaneja com a benção do mel e da fogueira. No dia 19, véspera da grandiosa festa, foi celebrada a missa em latim, presidida pelo bispo emérito Dom Orlando Octacílio Dotti. Na segunda-feira, dia 24, aconteceu a celebração dos 100 anos de criação da paróquia presidida pelo bispo diocesano Dom Silvio Guterres Dutra e homenagem aos sacerdotes que trabalharam e que nasceram em Sananduva.

Dom Sílvio, em sua homilia, exortou que “quantas lutas testemunhou esta comunidade paroquial de São João Batista, permanecendo viva e forte, quantas páginas belas e nobres de superação estão escritas, não nas pedras, mas nas almas de seus fiéis desses longos anos, tudo foi possível porque Deus cuidou com muito carinho dessa porção do seu povo, dos servos e servas de Javé que habitaram as terras de Sananduva”.

Texto: Pascom – Diocese Vacaria

Compartilhe