O último final de semana (27 e 28) foi marcado por duas celebrações importantes no Santuário Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos e na comunidade São José de Pinhal da Serra, a ordenação e primeira Missa do Pe. Darton Calsing Junior.
No sábado (27), às 15h, foi celebrada a Santa Missa com rito de ordenação presbiteral, com a presença de diáconos, religiosos e padres da Diocese e visitantes. A Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra.
Em sua homilia, Dom Sílvio, referindo-se ao lema de ordenação escolhido pelo então Diácono, “viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,30-37), disse que “ter compaixão implica doar-se sem medida. Por isso ela, a compaixão, costuma bagunçar totalmente a nossa agenda e pode nos exigir o sacrifício daquilo que costumamos ter como direitos adquiridos, como por exemplo: o descanso, o sossego em certas horas, as férias, os “hobbys”, e até mesmo o cuidado com a própria saúde. A compaixão é de tal forma central na pessoa de Jesus Cristo e de seus seguidores, que poderá nos exigir desviar do caminho do templo de pedras e dos nossos tão caros ritos, para uma dedicação urgente e, portanto, inadiável ao cuidado do templo vivo que está em cada pessoa humana. Não se trata, no entanto, de abandonar aquilo para ficar com isto, se trata de fazer isto para dar sentido àquilo. Haveria ato mais religioso e, portanto, agradável ao Deus da vida, do que permitir que continue vivendo alguém que estava semi morto?”
O Bispo destacou ainda que “esta parábola poderia, sem exagero de interpretação, ser o texto bíblico principal de embasamento da espiritualidade do nosso ministério. Sim, sabemos que esta parábola fala de todo e qualquer verdadeiro cristão, mas vale de modo particular para nós, ministros ordenados. Ser padre é ser um Bom Samaritano, um autêntico cumpridor da Lei das leis que é a Lei do amor”.
Já no domingo (28), às 10h30min, o neossacerdote, Pe. Darton, presidiu sua primeira Missa, na comunidade São José de Pinhal da Serra. A homilia foi proferida pelos Padres Cláudio Prescendo e pelo Pe. Frei Luiz Carlos Susin, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Pe. Luiz foi diretor espiritual e auxiliou no processo de acompanhamento até a entrada do Pe. Darton na Diocese de Vacaria.
Apartir de agora, segundo decreto de nomeações e transferências, publicado ainda no final do ano de 2023, o Padre Darton foi nomeado como Vigário Paroquial da paróquia São João Batista de Esmeralda e Pinhal da Serra.
Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: Matheus Pellin