2019_reuniao_animação_vacacional

A reunião da Pastoral Vocacional do Regional Sul III aconteceu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro na cidade de Cidreira/RS, Diocese de Osório, com a participação dos membros representantes da animação vocacional das dioceses que compõem o Regional Sul III. Representaram a Diocese de Vacaria o seminarista da etapa da Configuração (Teologia) Marlon de Aguiar e a Ir. Maria Jandira, da Congregação das Angélicas de São Paulo.

O encontro tem como finalidade olhar a caminhada realizada durante o ano, também apontar luzes para o serviço de Animação Vocacional, a ser realizado no ano de 2020. No encontro houve a escolha da nova coordenação do grupo. Esta assume, para os próximos três anos.

Ponto forte do encontro, foi a explanação acerca da caminhada de unidade entre CNBB e CRB, que vem acontecendo. Quanto a isso destacou Dom Frei José Gislon, que “somos todos da mesma Igreja e devemos nos unir cada vez mais, na busca de vocações para a Igreja”.

Realizou-se, como uma das propostas da reunião passada, a partilha e avaliação do IV Congresso Vocacional Nacional, onde os membros que participaram apresentaram para o grande grupo as reflexões, vivências e ressonâncias do encontro. As partilhas feitas foram produtivas, com a conclusão do grupo de que o Congresso foi muito bom. O desafio que fica, é de partilhar com as comunidades e dioceses o que foi vivenciado no Congresso.

No encontro, houve a realização de Celebrações Eucarísticas e também orações. Estas, apontaram para a espiritualidade e missão do animador vocacional.

Conclui-se o Encontro com uma fala animadora e inspiradora do Bispo referencial da animação vocacional Dom Frei José Gislon. Segundo ele, “não podemos nos dar por derrotado, temos que alimentar a esperança do povo, acolhendo a voz de Deus, que se renova constantemente no tempo e na história. É preciso escutar Deus e viver a missão diariamente. Quanto mais estarmos unidos mais teremos uma Igreja que revela o rosto de Deus na história e deixa marcas no coração do povo de Deus. É preciso ter a coragem, de nos darmos as mãos e caminharmos juntos”. Conclui sua fala apontando para a importância da Ação Evangelizadora, Cada Comunidade Uma Nova Vocação, ressaltando que “não podemos deixar morrer em nossas comunidades”.

Compartilhe