“É graça divina começar bem.
Graça maior é persistir na caminhada certa.
Mas graça das graças é não desistir nunca.” (Dom Helder Câmara)
O Fórum Dom Orlando Dotti – Fórum Permanente dos Movimentos Sociais Populares da Região Altos da Serra/RS realizou no dia 16 de maio de 2019, na sala de reuniões da Paróquia São João Batista de Sananduva, um importante momento formativo para lideranças da Diocese de Vacaria. Os objetivos do evento eram: aprofundar a leitura sobre a conjuntura mundial atual e a ascensão do neo-fascismo no Brasil, bem como, compreender as implicâncias deste contexto para a formação e a construção de uma sociedade justa, igualitária e fraterna.
A assessoria deste encontro ficou por conta de Jorge Gimenez Peralta (Membro do Centro de Educação e Assessoramento Popular de Passo Fundo) que nos ajudou a refletir sobre a conjuntura atual. Outro assessor foi Dom Sílvio Guterres Dutra (Bispo da Diocese de Vacaria) que trabalhou sobre a importância da organização dos movimentos sociais populares e do engajamento dos cristãos nas causas sociais frente a alguns pronunciamentos dos principais líderes eclesiais.
Dentre os mais de oitenta participantes do evento estavam presentes os seguintes setores: dirigentes sindicais, gestores públicos municipais, representantes das pastorais e movimentos sociais populares, ONGs e cooperativas de interação solidária, de praticamente todos os municípios da Diocese de Vacaria.
O encontro também contou com uma mesa de debates, na qual, uma pessoa de cada segmento social expôs as suas percepções e realizações atuais. Entre os painelistas estavam: Joara Dutra Vieira e Juarez Lorenzon representantes do Centro dos Professores do Rio Grande do Sul, núcleo de Lagoa Vermelha; Andréia Pinzon, representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Ibiaçá; Pe. Rene Zanandrea, pela Coordenação Diocesana de Pastoral; Mário Guzzon, pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares; Izanete Maria Colla, pelo Movimento das Mulheres Camponesas; Claudiomiro Fracasso, representante dos gestores públicos; João Orli, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens.
Ao final do encontro foi realizada uma sistematização do encontro pelos assessores e a elaboração da diretriz geral de ação para o Fórum Dom Orlando Dotti. Também foi referendada a coordenação executiva e os representantes do fórum que darão sequência nas ações planejadas.