No último domingo (09), a Catedral Nossa Senhora da Oliveira sediou o 1° Encontro Vocacional de 2024, contando com 20 jovens de diferentes partes da Diocese de Vacaria.
Além dos 20 jovens que estão sendo acompanhados pelo Serviço de Animação Vocacional da Diocese (SAV), participaram do encontro animadores vocacionais paroquiais e a equipe diocesana do SAV, que organizou e coordenou o encontro.
A primeira atividade da manhã foi a acolhida, seguida da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra. Após a celebração, o grupo se reuniu na Cripta da Catedral onde puderam aprofundar alguns elementos da experiência vocacional. O momento teve como inspiração o Evangelho de João 21,15-19, que reflete dentro do contexto da ressurreição, o chamado de Pedro e a pergunta que deve ressoar constantemente também a cada cristão: “tu me amas?”. A partir dessa inspiração, aconteceu também uma explanação da diversidade de vocações na Igreja e sua respectiva importância.
Já na parte da tarde, após o almoço, o grupo pôde visitar o Santuário dedicado a Nossa Senhora da Oliveira, inaugurado no ano de 2002. Essa construção tem a finalidade de demarcar geograficamente o que podemos chamar de “marco zero” da devoção à padroeira na Diocese.
De volta à Cripta da Catedral, o encontro contou com o testemunho de três jovens que vivem o processo formativo junto à Diocese, estando, neste ano, na etapa do Propedêutico. O momento foi de partilha do chamado individual e, também, a experiência comunitária no processo formativo desde que foram admitidos e passaram a viver junto à comunidade paroquial da Catedral.
O encontro foi finalizado com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Diante de Jesus e inspirados pelas palavras do Papa Francisco, os jovens puderam escrever uma carta narrando sua experiência de chamado do Senhor e suas iniciativas de resposta.
Texto e Fotos: Serviço de Animação Vocacional/Diocese de Vacaria