A Paróquia Cristo Rei de São João da Urtiga sediou, no domingo, 19 de maio, o encontro deste ano e reuniu aproximadamente sessenta pessoas vindas de dez paróquias. O encontro foi coordenado pela Equipe Diocesana do Serviço de Animação Vocacional (SAV-PV). Iniciou com a Santa Missa dominical celebrada com a comunidade local, seguiu para um diálogo em torno da missão desse serviço na Igreja, um momento orante a partir de uma música vocacional, um almoço oferecido pela Diocese e Paróquia, um momento de descontração, partilha de experiências dos grupos presentes e oração de envio.

Duas orientações chamam a atenção para este serviço na Igreja. O primeiro é a orientação nacional pela adoção de uma nova Oração Vocacional – a mesma utilizada no Ano Vocacional – por ser mais inclusiva da variedade de vocações. A outra é o pedido de ampliar os grupos paroquiais de Animação Vocacional a fim de avançar em iniciativas e movimentação em vista de uma cultura vocacional.

Rezar pelas vocações é uma das tarefas da animação vocacional, que se pode promover especialmente entre os jovens. Existem pessoas que dedicam especial atenção a esse ofício nas comunidades cristãs.

É por isso que anualmente a Diocese de Vacaria promove um encontro com a finalidade de animar esses agentes, oferecer orientações, alimentar a espiritualidade e partilhar iniciativas das comunidades e paróquias.

As próximas atividades a serem coordenadas pelo SAV-PV da Diocese de Vacaria são: um encontro de jovens vocacionados(as) a acontecer na Catedral em Vacaria no domingo, 9 de junho; e o encontro de coroinhas e acólitos em Caseiros, no domingo, 28 de julho.

Texto: Padre Rene Zanandréa/Referencial do Serviço de Animação Vocacional

Fotos: Equipe de Animação Vocacional – Diocese de Vacaria