A Cáritas Diocesana de Vacaria realizou o encontro anual das equipes paroquiais de Cáritas no dia 21 de novembro de 2024, no Centro Catequético da Paróquia São João Batista de Sananduva. O encontro contou com a presença de 42 agentes Cáritas das 10 equipes paroquiais constituídas. Entre elas: Maximiliano de Almeida, Paim Filho, São João da Urtiga, Sananduva, Santo Expedito do Sul, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha e Vacaria.
O encontro contou também com a presença do Bispo Diocesano Dom Sílvio Guterres Dutra, do padre referencial da Cáritas, Eliseu Vicensi e da senhora Roseli Dias, representando a Cáritas Brasileira Regional do Rio Grande do Sul.
O objetivo deste encontro foi partilhar as atividades desenvolvidas em 2024, planejar as ações para 2025 e acolher a nova coordenadora da Cáritas Diocesana de Vacaria Lorizete Brusso.
A Cáritas Diocesana de Vacaria conta hoje com 43 grupos ativos, 10 equipes paroquiais organizadas, 175 agentes Cáritas, 670 famílias acompanhadas diretamente e 10.360 famílias beneficiadas.
Dentre os principais destaques do encontro, segundo a coordenação diocesana, deu-se a avaliação da organização das equipes paroquiais nas atividades de base, as campanhas realizadas durante o ano para ajudar as vítimas das cheias, os projetos em parceria com a CONAB que beneficiam inúmeras entidades, dentre elas, a Casa da Fraternidade Fratelli Tutti, Pastoral do Migrante e a comunidade terapêutica da Fazenda São José em Lagoa Vermelha. Outro destaque foi o planejamento da 17ª assembleia Diocesana de Cáritas que irá acontecer em maio de 2025 em Sananduva.
A Cáritas Diocesana de Vacaria, como braço social da Igreja Católica, tem como missão anunciar e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária da sociedade do bem viver junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.
Texto e fotos: Orildo Carlos Bassoli