Reunindo mais de 300 pessoas, aconteceu no último sábado (22), o primeiro encontro presencial de formação em âmbito diocesano deste ano. A formação foi realizada, ao mesmo tempo, em Ibiaçá e Vacaria, com assessoria do Pe. Rene Zanandréa, padre do clero do secular da Diocese, e da Ir. Salette Dal Magro, das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, respectivamente.

A discussão levou em conta a Parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37), e assim os assessores buscaram realizar uma definição do conceito de caridade e a diferença entre saber o que é e praticar. Neste âmbito também foi ressaltado o tema da fraternidade exposto na encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti, buscando compreender a fronteira entre a caridade e a justiça.

O processo diocesano de formação é uma das quatro prioridades diocesanas (formação, missão em pequenos grupos, juventude e Iniciação à Vida Cristã) e está sendo realizado em quatro encontros on-line (live) e três presenciais. Neste ano, as formações têm como pano de fundo a “fraternidade”. Já em 2025 será a “vida”; em 2026 a “comunidade”; e em 2027 o “testemunho da fé”.

Pe. Claudio Prescendo, presbítero responsável pela equipe diocesana que pensa o processo formativo, destacou “esperar que a prioridade de formação possa ir fundamentando a razão de ser do nosso ministério, do nosso serviço na ação pastoral e evangelizadora na Diocese de Vacaria”. O padre também manifestou “gratidão a todas as lideranças, a todos os padres, a todos os grupos envolvidos que ajudaram e abrilhantaram a beleza dos encontros”.

Neste ano, ainda teremos quatro encontros formativos:

• 13/07 – “Era migrante e me acolheste” (cf. Mt 25,36) – presencial
  • 27/08 – Encontro com Jesus Cristo – on-line