Na última terça-feira (28), aconteceu a aula inaugural na Itepa Faculdades, em Passo Fundo. Nessa Faculdade, estudam Teologia os futuros padres da Diocese de Vacaria.
A manhã de atividades iniciou com a Santa Missa presidida por Dom Adimir Antonio Mazali, bispo de Erechim, celebrada na capela da instituição, e concelebrada por outros bispos e padres, com participação de toda a comunidade acadêmica da Itepa Faculdades. Na sequência, iniciou-se a aula inaugural, que teve como tema o Sínodo dos Bispos – Sinodalidade: comunhão, participação e missão – com a explanação de Dom Adimir sobre a comunhão e de Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó, sobre a missão.
Dom Sílvio Guterres Dutra, por sua vez, tratou sobre a participação, compreendendo-a como uma escuta respeitosa a todos, para ouvir juntos o Espírito Santo. Ela fundamenta-se no fato de todos os fiéis estarem capacitados e serem chamados para colocar a serviço os dons recebidos, já que o Espírito Santo é dado a toda a Igreja. Na Igreja sinodal, toda comunidade é convocada a fazer esse processo de participação, sendo que ela já é um desafio, mas muito maior é o desafio de ter participando os que se sentem distantes, que já não estão na Igreja. Segundo Dom Sílvio, “o desafio é escutar Deus até conseguir ouvir o que o povo está clamando/vivendo; escutar o povo de tal forma que nos leve a entender o que Deus está querendo para esse momento histórico”.
O bispo disse ainda que o exercício da escuta é muito exigente, gera crises, exige fazer processos. Escutar é assumir uma responsabilidade com um conteúdo. A escuta provoca à participação, que é, então, uma forma de combater e superar o clericalismo, a tentação de achar que exercem um poder, mais que um serviço. Participação sinodal pela escuta, o diálogo e o discernimento. A escuta não é um fim em si, mas é realizada num processo maior, quando toda comunidade é chamada a rezar, ouvir, dialogar, aconselhar, para que as decisões pastorais possam ser tomadas em conformidade com a vontade de Deus. Encerrando, o Bispo apontou que “se escutar é o método, discernir é o objetivo, então a participação é o caminho […]. Se o que é ouvido, dialogado, discernido não se encarnar em estruturas e processos, se não animar com o espírito adequado, não passa de formalidade vazia”.
As atividades seguiram na parte da tarde com a prestação de contas e reunião das dioceses mantenedoras do Itepa. Da Diocese de Vacaria, além de Dom Sílvio, participaram também o Pe. Rene Zanandréa, coordenador de pastoral, Adir Reginatto, ecônomo, Pe. Elisandro Guindani, reitor do Seminário Maior, e os seminaristas maiores da Diocese.
Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: Maurício Zanotto/PASCOM Diocese de Vacaria