No dia 01 de dezembro de 2024, Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano, anunciou as nomeações e transferências para a Diocese de Vacaria. Entre os meses de dezembro a março várias celebrações marcaram a efetivação dessas mudanças.


Dez datas marcaram a posse canônica dos novos párocos: em 28 de dezembro de 2024, Pr. Maiquel Sacheti iniciou sua missão como pároco na paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Tupanci do Sul; em 29 de dezembro, Pr. Osvaldo Carbalossa Gonzáles iniciou sua missão como pároco nas paróquias São Pedro e São Paulo, de Ipê; em 04 de janeiro de 2025, Pe. Ivaldo Grison iniciou sua missão como pároco na paróquia Nossa Senhora do
Rosário, de Machadinho; em 25 de janeiro, Pe. Juarez Hoffmann iniciou sua missão como pároco na paróquia São José Operário, de Sananduva; em 31 de janeiro, Pe. Edio Bresolin iniciou sua missão como pároco na paróquia Nossa Senhora do Caravággio, de Paim e Filho; em 01 de fevereiro, Fr. Sérgio Marcello iniciou sua missão como pároco na paróquia Santo Antonio, de Lagoa Vermelha; em 13 de fevereiro, Pe. Olívio Dembogurski iniciou sua missão como pároco na paróquia Nossa Senhora das Dores, de Barracão; em 15 de fevereiro, Pe. Pablo Cechinato iniciou sua missão como pároco na paróquia São João Batista, de Esmeralda; em 16 de fevereiro, Pe. Eliseu Vicensi iniciou sua missão como pároco na paróquia São João Batista, de Sananduva; por fim em 22 de março, Pe. Renan Zanandréa iniciou sua missão como pároco na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Cacique Doble.


Além das cerimônias de posse canônica dos novos párocos, novos vigários e administradores paroquiais também foram apresentados. O Pe. Sillos Sganzerla assumiu como Vigário Paroquial na paróquia santuário diocesano de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá. O Pe. Claudio Antônio Prescendo e o Pe. Leandro Rodrigues foram designados para a paróquia Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria.


Dom Sílvio presidiu todas as cerimônias de posse e apresentação dos padres nesse período. Em cada uma delas, ele expressou sua gratidão aos sacerdotes pelo compromisso com a Igreja, ressaltando que Deus está sempre presente nas paróquias, antes, durante e após a chegada do padre, pois Ele é o único intransferível. Assim, o sacerdote atua como colaborador na evangelização, devendo estar sempre pronto para servir ao povo de Deus.


Dom Sílvio também se dirigiu especialmente aos párocos, destacando que a Profissão de Fé é o primeiro ato que o padre realiza, afirmando publicamente sua crença diante de Deus e da comunidade. Em seguida, o padre proclama o Evangelho, reforçando seu compromisso com a evangelização. Além disso, o padre renova suas promessas sacerdotais, reafirmando seu compromisso com a Igreja e com o Bispo. Por fim, o padre faz um juramento de fidelidade à Igreja, através de sua doutrina e disciplina.


As mudanças realizadas nas paróquias da Diocese visam o bem espiritual da parcela do povo de Deus nas comunidades, considerando as necessidades específicas de cada localidade e a organização diocesana.


Texto: Welton Pertili/ Ascom Diocese de Vacaria
Fotos: Mídias

Compartilhe