Com Missa na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, o bispo diocesano de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra, comemorou ontem, dia 22 de julho de 2020, os dois anos de sua ordenação episcopal.

Nomeado bispo da Diocese de Vacaria em 9 de maio de 2018, o então Padre Silvio foi ordenado em 22 de julho daquele ano por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, no ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos, em Charqueadas/RS.

Na Missa de hoje, em que a Igreja celebra a festa de Santa Maria Madalena, Dom Silvio lembrou que ela é conhecida como apóstola dos apóstolos, por ter sido a mulher que anunciou aos apóstolos a Ressurreição de Jesus. O Bispo, como lembrou Dom Silvio, tem uma ligação especial com os apóstolos, pois é tido, na Igreja, como o sucessor dos apóstolos. Dom Silvio aproveitou para agradecer: “gratidão a todos que fizeram parte da minha história de vocação, especialmente todo aquele povo que se uniu em torno de minha ordenação episcopal no ginásio dos trabalhadores em Charqueadas”.

A Missa foi transmitida pelo Facebook da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, tendo em vista as restrições do isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus. Concelebraram o padre Rene Zanandréa, pároco da paróquia Catedral Nossa Senhora da Oliveira e o Padre Ilírio Guadagnin, vigário paroquial da mesma paróquia. Além disso participaram dois diáconos da paróquia da Catedral, além de leigos e leigas que auxiliaram na liturgia.

Vida do Padre Silvio

Sílvio Guterres Dutra nasceu em junho de 1966, no município de Encruzilhada do Sul/RS e é Filho de Lúcio Barboza Dutra e de Maria Joaquina Corrêa Guterres.

Ingressou no Seminário Menor São José de Gravataí no ano de 1985, na etapa do Propedêutico. Ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição de Viamão, onde cursou Filosofia (1986-1988) na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição e Teologia (1989-1993) no Centro de Estudos Teológicos João Vianney.

Foi ordenado Diácono em 06 de junho de 1993 e Presbítero em 18 de dezembro de 1993, na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas, por Dom Altamiro Rossato. Cursou mestrado em Teologia Pastoral (1999-2001) na Universidade Lateranense, de Roma.

Exerceu o ministério presbiteral como vigário paroquial da paróquia São João Batista de Camaquã, pároco nas paróquias Santa Ana de Porto Alegre, Nossa Senhora do Mont’Serrat de Porto Alegre, Madre Teresa de Calcutá de Porto Alegre e Nossa Senhora de Fátima de Guaíba. Na sequência foi vice-reitor e assistente dos seminaristas do curso de Teologia do Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição de Viamão da Arquidiocese de Porto Alegre e depois reitor e assistente dos seminaristas do curso de Teologia no mesmo seminário.

No exercício do ministério presbiteral cumpriu ainda outras funções, tais como: professor de Teologia Pastoral, na Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul; coordenador de pastoral do Vicariato Episcopal de Guaíba; membro do Conselho de Presbíteros; membro do Colégio de Consultores e da coordenação da Pastoral Presbiteral; e coordenador da Comissão Arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Histórico: divulgação Diocese de Vacaria
Imagem: Captura de tela/Transmissão ao vivo via Facebook

Compartilhe