Durante o mês de agosto, com a presença do Bispo Diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra, e do Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Elisandro Guindani, reuniões de foranias foram realizadas em diversas paróquias da Diocese. O intuito deste encontro é avaliar o andamento da evangelização nas comunidades da Diocese. Nesta rodada, os temas se detiveram nas questões das prioridades diocesanas e encaminhamentos práticos das atividades referentes a cada uma, e ainda combinações para a Assembleia  Diocesana de Pastoral agendada para o dia 27 de setembro.

Sobre as prioridades da Diocese, foram partilhadas as questões da Iniciação à Vida Cristã (IVC), onde foram dados encaminhamentos de questionários sobre as situações da catequese paroquial e também sobre as formações para catequistas que estão ocorrendo na Diocese. Do mesmo modo, foram anunciadas as 11 paróquias que começaram a implantação do método da IVC para o Sacramento do Batismo.

Para a prioridade Formação, foram destacados a importância da participação dos destinatários dos encontros, que são, futuros coordenadores de pequenos grupos; coordenadores de pastoral e serviços eclesiais; coordenadores de movimentos eclesiais; coordenadores de movimentos sociais; entidades; ordenados e vida consagrada. As próximas formações acontecerão de forma online no dia 27 de agosto e 29 de outubro às 19h. Já no dia 30 de novembro a formação acontece presencialmente em Sananduva e Vacaria.

Já para Missão em pequenos grupos os encaminhamentos se detiveram no anúncio da reunião com os padres e representantes do conselho de pastoral para apresentação da proposta, de forma online. A proposta é a preparação para o natal de 2024, realizando uma missa de envio no dia mundial das missões (20 de outubro) com a distribuição dos livrinhos e após, a realização dos encontros nas casas, formando as pequenas comunidades missionárias.

Por fim, a prioridade Juventude apresentou o esquema da 1ª Romaria da Juventude que acontecerá no próximo dia 27 de outubro, em Ibiaçá. A romaria tem como tema “Com os Jovens e Maria: Peregrinos da Esperança” e lema: “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40,31).

Nas reuniões foram apresentadas também a mensagem do Regional Sul 3 da CNBB sobre as eleições municipais no Rio Grande do Sul e orientações diocesanas sobre o uso dos salões e espaços comunitários para tais eventos. Outro tema tratado foi sobre a Animação Vocacional Diocesana, onde foram abordados a importância do uso do subsídio “Hora Vocacional”, a organização para o encontro vocacional que acontecerá no dia 15 de setembro em Sananduva, o convite para a ordenação diaconal do seminarista Renan Zanandréa no dia 22 de setembro, às 15h, na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria e ainda foram levantadas sugestões do que constar no Calendário Vocacional 2025.

Os encontros foram encerrados com comunicados gerais acerca das assinaturas dos periódicos; festa da padroeira diocesana; celebrações de jubileus de ordenações presbiterais; assembleia diocesana de pastoral; retiro anual dos presbíteros; 13° Curso de Canto Litúrgico Pastoral; Ultreia Diocesana do MCC no dia 10 de novembro em Campestre da Serra.  Por fim, a Romaria a Nossa Senhora da Saúde em Tupanci do Sul.

Texto: Pascom/Diocese de Vacaria

Fotos: Padre Elisandro Guindani