A Diocese de Vacaria, por meio do Setor Juventude, lançou oficialmente o cartaz da 1ª Romaria da Juventude. O evento ocorrerá no dia 27 de outubro, no Santuário Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá. Preparando o Jubileu que a Igreja viverá em 2025, o tema escolhido para a 1ª romaria é: “Com os Jovens e Maria: Peregrinos da Esperança”. E tem como lema: “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40,31).

A Romaria terá início às 8h30min com uma concentração no campo da comunidade São João Maria Vianney, Paiol da Várzea, contando com café da manhã e show de uma banda convidada. Após, uma caminhada pela esperança” será realizada até o Santuário Diocesano, onde acontecerão as demais atividades. A Romaria contará ainda com momentos de oração, encenação, show com a banda Essência de Cristo e momentos vocacionais. A missa campal de encerramento da Romaria acontecerá às 14h30min durante a novena mensal que prepara a 73ª romaria diocesana.

Além do cartaz oficial da romaria, nos próximos dias serão divulgados também a oração pela juventude e o hino produzido especialmente para a Romaria. Além de mais detalhes sobre a programação do dia.

A expectativa para a 1ª Romaria da Juventude é que mais de 2 mil jovens da Diocese se façam presentes, mobilizando os movimentos, pastorais, catequese e demais jovens católicos. A Romaria é aberta à toda comunidade, para todos os jovens que quiserem se fazer presentes, inclusive das dioceses vizinhas. Para 2025, uma missão jovem está sendo planejada para ocorrer em uma das paróquias da Diocese. O anúncio oficial da data e do local será realizado na Missa de encerramento da Romaria da Juventude deste ano.

A 1ª Romaria da Juventude é fruto do processo sinodal que a Diocese de Vacaria vivenciou, o qual elegeu prioridades para os próximos quatro anos. São elas: formação, missão, juventude e iniciação à vida cristã (IVC). Dentro do projeto para a juventude, a cada dois anos está planejada uma Romaria, sendo realizada no Santuário Diocesano Nossa Senhora Consoladora. O projeto conta ainda com uma missão que será intercalada com o ano da romaria e formações.

Texto: Eduardo Martello

Arte: Ana Cristina Schaeffer