Lavagem externa da Catedral

Na última quarta-feira (30) foi concluída a lavagem monitorada da parte externa da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria.

A Catedral foi oficialmente tombada como patrimônio histórico-cultural do município de Vacaria pelo decreto 219 de 7 de agosto de 2024. A obra de lavagem externa, que iniciou no dia 16 de setembro, contou com a supervisão de profissionais da área e seguiu as instruções anexas ao Decreto de Tombamento. A obra é parte de um projeto maior que está sendo executado em etapas. O próximo passo é pensar um projeto de restauro, visando concluir a obra embargada em 2014.

De acordo com o pároco da paróquia Nossa Senhora da Oliveira, Pe. Elisandro Guindani, desde que assumiu a responsabilidade de conduzir os trabalhos de evangelização e de cuidado desta Paróquia, juntamente com o Conselho Administrativo, tem procurado dar continuidade aos trabalhos que vinham sendo realizados pelos seus antecessores, tanto na parte da evangelização, bem como nos cuidados do patrimônio”. Segundo ele, “a Catedral Nossa Senhora da Oliveira não é apenas um dos cartões postais de Vacaria, mas  em primeiro lugar é a Casa de Oração, o local onde nos encontramos para aprendermos e nos alimentarmos de Nosso Senhor Jesus Cristo, para celebrar e Eucaristia”.

Já Francisco Drum, que coordena o Conselho Administrativo da Catedral, relata a alegria da realização da obra: “com muita dedicação, empenho e comprometimento, um sonho se tornou realidade: concluída a tão esperada lavagem da nossa amada Catedral Nossa Senhora da Oliveira. Agradecemos a todos os envolvidos que tornaram realidade essa obra tão esperada pela comunidade e tão necessária”. Drum também destacou que “estão sendo planejados “novos projetos para a restauração da Catedral”, tendo em vista sua importância para a Igreja e para o patrimônio histórico-cultural do Município.

Tanto a lavagem, quanto a contratação do arquiteto responsável foi executada com recursos da própria paróquia. 

Texto: Diác. Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Foto: Pe. Elisandro Guindani 

Compartilhe