“Com a Mãe Consoladora, peregrinos da esperança” será o tema da 73ª Romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá. O encontro de fé e devoção está marcado para os dias 22 e 23 de fevereiro de 2025.

O tema, oficializado hoje, é inspirado no Jubileu proclamado pelo Papa Francisco para o ano de 2025, que tem como lema “Peregrinos de Esperança”. Este Jubileu foi definido pelo Papa como “dom da graça” a ser vivido por meio de peregrinações, indulgências e testemunhos vivos de fé.

Em sintonia e unidade com a Igreja, o Santuário de Nossa Senhora Consoladora começa a se preparar para receber milhares de romeiros que vão prestar seu testemunho de fé e devoção.

A preparação da Romaria com as celebrações mensais iniciará no próximo dia 30 de junho, e se estende em todo o último domingo de cada mês, com a novena mensal no Santuário às 14h30min. Essa caminhada culminará na Missa do dia 22 de fevereiro de 2025, onde haverá a coroação de Nossa Senhora, reconhecendo-a como Rainha do céu e da terra. Já no domingo, 23 de fevereiro de 2025, milhares de fieis também são esperados para a celebração solene da 73ª Romaria.

A devoção a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos teve início com a chegada do Pe. Narciso Zanatta ao município de Ibiaçá-RS. Ao ser empossado como pároco em 10 de fevereiro de 1952, começou um dos maiores movimentos de cunho religioso popular católico de toda a região sul do Brasil. Precisamente nos dias 22 a 25 de maio do mesmo ano foi realizada a primeira Romaria, tendo como tema: Maria, Mãe Consoladora dos que sofrem. A devoção foi se consolidando cada vez mais, com grande participação de fieis, de modo que, em 1977, foi elevado à categoria de santuário Diocesano,. com a celebração da tradicional Romaria no último final de semana de fevereiro.

Texto: PASCOM/Diocese de Vacaria
Arte: Matheus Pellin – fotógrafo