No dia 23 de março de 2021 Dom Sílvio Guterres Dutra abençoou a nova sede do Seminário Diocesano Nossa Senhora da Oliveira. A bênção foi parte integrante da primeira visita do ano realizada pelo Bispo Diocesano de Vacaria ao Seminário Maior.
Em novembro de 2020 a sede do seminário deixou de ser no bairro Lucas Araújo, em Passo Fundo/RS, onde desde 2014 moravam os seminaristas maiores, e voltou a ser no bairro Vila Luíza, também em Passo Fundo/RS, na antiga casa que, desde 2014, estava alugada. A casa na Vila Luíza foi mais bem avaliada para os fins da formação dos futuros sacerdotes, provocando, então, para o retorno. O Rito de Bênção utilizado indica que “o seminário é como um viveiro da diocese, onde se formam os ministros da Igreja”. O desejo expresso na oração proferida pelo bispo é de que o seminário seja uma escola de oração e de instrução celeste, de modo que os seminaristas recebidos se tornem um dia zelosos pastores, companheiros e auxiliares no ministério sagrado.
A primeira visita do ano iniciou com o encontro entre o Bispo e os seminaristas, com um momento de diálogo e formação, fazendo referência à Carta Apostólica Patris Corde, do Papa Francisco. Na sequência, Dom Sílvio presidiu a Santa Missa, na qual destacou, a partir da Liturgia da Palavra, um dos tripés para a vida do seminarista: Palavra; verdade; liberdade. Para ele, o seminarista é chamado a meditar a Palavra diariamente, buscando sempre viver conforme a verdade e educando-se para a liberdade, seja de si mesmo, seja dos outros.
A noite do dia 23 ainda foi de convivência entre o Bispo, os seminaristas e o assistente da formação, Pe. Elisandro Guindani, que também é pároco na paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Caseiros/RS. Pe. Elisandro destacou que “a visita sistemática do bispo diocesano revela sua salutar preocupação com a formação dos futuros padres da Diocese”. E ainda apontou que “a visita paterna e amiga de Dom Sílvio permite realizar um processo conjunto, o que também me dá mais segurança”.
O Seminário Nossa Senhora da Oliveira acolhe hoje nove seminaristas, sendo seis da etapa do Discipulado/Filosofia e três da Configuração/Teologia, e recebe visitas do Bispo Diocesano mensalmente, favorecendo a convivência, a proximidade e o acompanhamento, contribuindo para a formação dos futuros padres do clero da Diocese de Vacaria.
Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Fotos: Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria