No último final de semana, 29 e 30 de abril, em Santo Expedito do Sul, aconteceu a 21ª Romaria em honra Santo Expedito.
Com o tema Santo Expedito e o ano vocacional no Brasil e o lema “corações ardentes, pés a caminho”, a Romaria reuniu milhares de fiéis. A programação mais intensa iniciou no dia 19 de abril, com o início da Caminhada Devocional em preparação à Romaria. As celebrações principais aconteceram no sábado (29), com a Missa da Juventude à tarde e a Missa com procissão luminosa à noite. No domingo (30), pela manhã, a Missa principal da Romaria foi presidida pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra. O encerramento da Romaria aconteceu às 15h do domingo com uma celebração que foi presidida pelo reitor do Santuário, Pe. André Varisa. Nessa celebração, foram realizadas a procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento.
Avaliando a Romaria, Pe. André apontou que “a 21ª Romaria de Santo Expedito foi um momento de graça e bênção. Foram dias de uma experiência viva de comunidade em torno de Deus. O mais expressivo da Romaria foi, sem dúvida, a grandiosidade da vida renovada de incontáveis pessoas. Enfim, visivelmente Deus se manifestou e reforçou ânimo e vida para o povo de Santo Expedito e o povo romeiro. Assim, cabe louvar, bendizer e agradecer a Deus e a todo povo de Deus que esteve nesta Romaria”.
Já Dieimes Brambatti, do Conselho Administrativo do Santuário, destacou que “a serenidade e o entrosamento das equipes proporcionaram aos visitantes um ambiente hospitaleiro e propício à oração e à conversão interior. Foram vividas grandes emoções, com visíveis demonstrações de fé e esperança de dias melhores”. Segundo ele, “o sentimento de gratidão dos romeiros alimentava a alma dos trabalhadores que, pelos bastidores, acolheram um grande número de pessoas em nosso Santuário e fizeram de tudo para que o evento tivesse tamanho êxito”.
A 22ª romaria em honra Santo Expedito acontecerá nos dias 27 e 28 de abril de 2024.
Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM diocesana
Fotos: Cleiton Debona