admirabile signum presépio

No último domingo, 1 de dezembro de 2019, primeiro do tempo do Advento, o Papa Francisco publicou em Greccio, na Itália, a carta apostólica Admirabile Signum (Admirável Sinal) “sobre o significado e o valor do Presépio”.

Para o Sumo Pontífice,  “representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus” (1). O fato de organizar o Presépio em cada casa ajuda “a reviver a história sucedida em Belém” (3). O Evangelho continua a ser a fonte principal da encarnação e do nascimento de Jesus, “mas, a sua representação no Presépio ajuda a imaginar as várias cenas, estimula os afetos, convida a sentir-nos envolvidos na história da salvação, contemporâneos daquele evento que se torna vivo e atual nos mais variados contextos históricos e culturais” (3).

O objetivo do Papa com a publicação da carta é “apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças” (1).

O Papa Francisco conclui a Carta Apostólica dizendo que “o Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé. A partir da infância e, depois, em cada idade da vida, educa-nos para contemplar Jesus, sentir o amor de Deus por nós, sentir e acreditar que Deus está connosco e nós estamos com Ele, todos filhos e irmãos graças àquele Menino Filho de Deus e da Virgem Maria. E educa para sentir que nisto está a felicidade. Na escola de São Francisco, abramos o coração a esta graça simples, deixemos que do encanto nasça uma prece humilde: o nosso «obrigado» a Deus, que tudo quis partilhar connosco para nunca nos deixar sozinhos” (10).

A Carta Admirabile Signum está disponível no site oficial do Vaticano. Confira aqui o texto na íntegra.

Texto: PASCOM

Compartilhe