No ano de 1982, os Bispos e os Conselhos de Pastoral das Dioceses de Passo Fundo/ Erexim/ Vacaria/ e Frederico Westphalen, optaram pela criação do Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA), hoje Faculdade, um organismo para proporcionar formação teológica e pastoral aos Seminaristas, Religiosos/as e Leigos/as em formação e já atuantes nas muitas comunidades da região. Mais tarde (1996), a Diocese de Chapecó também entrou nesta caminhada. Recentemente, as Dioceses de Palmas/PR (2021) e de Lages/SC (2021) ingressaram no projeto. Os seminaristas destas Dioceses estudam na Itepa Faculdades. Como tudo, o projeto inicial era do tamanho de “um grão de mostarda”. No seu coração, porém, havia a promessa da germinação. O ponto de partida estava claro. Claro também era o seu horizonte. O caminho, todavia, deveria ser construído.
Quarenta anos
Quarenta anos de história e de caminhada, é um tempo significativo para o povo de Deus e para as Igrejas: nossos ancestrais na fé, ao dar o salto para a libertação, peregrinaram por 40 anos pela vasta região de Canaã em busca de um espaço para viver com liberdade e dignidade. Buscavam uma terra onde “corresse leite e mel”. Leite é símbolo de alimento e mel símbolo de liberdade. Mais tarde os profetas falavam de “novos céus e nova terra” (Is 65,17-25). Os indígenas que habitavam nossas regiões, por sua vez, sonhavam encontrar uma “terra sem males”. Como vemos, sonhos grandes e muito parecidos.
O número 40 lembra também o retiro de Moisés no descampado do Monte Sinai, para elaborar o código do seu povo, conhecido por nós como a Lei de Deus, sintetizada nos Dez Mandamentos (Ex 20, 1-17; Dt 5,1-21).
O profeta Elias, ao redor de 850 a.C, peregrinou por 40 dias do Monte Carmelo até o Monte Sinai para refazer a fé e a missão (1 Rs 19,1-18). Encontrou Deus na “brisa leve” e assim prosseguiu na jornada libertadora.
Jesus, por sua vez, engatou a sua missão na caminhada de seus antepassados, patriarcas e profetas, e lhes deu continuidade. Após o Batismo, retirou-se para o deserto por 40 dias: a missão estava clara, mas o caminho deveria ser construído. Abrindo o Livro do Êxodo, no capítulo 18, encontrou inspiração e entendeu que deveria organizar uma equipe de discípulos/as, homens e mulheres de fé, íntegros, desapegados, oriundos do meio popular, pessoas não só interessadas numa mudança, mas capazes de levar em frente o projeto do Reino de Deus.
Caminhar juntos
Os descendentes de Abraão, conhecidos como Israelitas, construíram uma bela história: entenderam que deveriam caminhar juntos, lado a lado e na mesma direção. Para um horizonte tão especial, além de enfrentar os conflitos da caminhada, deviam superar os seus inimigos interiores, fruto de 400 anos de escravidão: a ganância, a acomodação, o individualismo, a idolatria, o medo…
ITEPA
A fundação do Instituto de Teologia e Pastoral não quis ser apenas uma resposta aos anseios por formação, mas também resposta à “fome da Palavra de Deus”, como falavam os Profetas (Am 8,11). O Reino de Deus é uma construção que deveria ser erguida “tijolo após tijolo”, sobre a Palavra de Jesus “ouvida e praticada” (Mt 7,24-30).
No decorrer de seus 40 anos, o ITEPA conheceu erros e acertos, sobretudo muito esforço para responder à razão de ser e à missão. Os conflitos foram sendo superados pelo diálogo e pelo discernimento do Evangelho. A duras penas aprendemos a caminhar juntos. O Evangelho foi sempre a fonte maior: ninguém mais importante, ninguém mais sábio, ninguém dono da verdade. Apenas servos de Deus e servidores do povo de Deus, em permanente SÍNODO, como propõe o papa Francisco.
O seu “toco” de vela
Ao anunciar o SÍNODO, Francisco convocou o povo de Deus para continuar o caminho testemunhado e proposto por Jesus, um caminho de luz: Jesus é a “LUZ” e ao mesmo tempo o “CAMINHO” (Jo 8,12; 14,6).
Nesta caminhada, todos somos convidados a acender nosso “toco de vela”, para assinalar insistentemente, que não deserdamos do nosso porto assumido no Batismo. Em frente, pois!
Autores
Pe. Nelson Izidoro Tonello
Presbítero da Arquidiocese de Passo Fundo. Especialista em Ciências Bíblicas pelo Instituto Nacional de Pastoral (1989), Professor da Itepa Faculdades, Passo Fundo, RS
Imagem: Reprodução ITEPA Faculdades
__
As opiniões expressas no presente artigo, são de total responsabilidade de seus signatários, não expressando a posição oficial da Igreja Particular de Vacaria.