Na última Quinta-Feira Santa, 17 de abril, a Diocese de Vacaria celebrou a Missa do Crisma ou Missa dos Santos Óleos na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria. Presidida pelo bispo diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra, a Missa reuniu o clero diocesano e religiosos atuantes na Diocese para a renovação das promessas sacerdotais, bênção dos óleos dos catecúmenos e enfermos, e consagração do óleo do Crisma.

   Em sua homilia, Dom Sílvio falou sobre a missão do profeta Isaías, que se apresenta como alguém ungido por Deus. A ele, o Espírito Santo confiou a missão de ir ao encontro dos necessitados: os humildes, os de alma ferida, cativos, os presos e os que choram.  Anunciando o “ano da graça do Senhor”, um tempo de misericórdia e restauração. Presente também no  Evangelho de João, que destaca o cuidado com os que sofrem: os cegos, os oprimidos e os marginalizados. Uma presença que se aproxima com compaixão, para aliviar o sofrimento e reacender a esperança dos que sofrem.

   Ele nos recorda que todos nós, como cristãos, somos também ungidos, chamados a consolar e a reanimar na esperança. Ungidos sobre o sinal da sinodalidade e da transparência, somos convidados a viver plenamente para Deus e, ao mesmo tempo, a serviço do seu povo. Lembrando que somos enviados a ir ao encontro dos que mais precisam e nos convida a enxergar o sofrimento do outro com misericórdia. Nossa presença deve ser uma aproximação fraterna, que acolhe e que encoraja a esperança.   Além dos padres seculares e regulares que atuam na Diocese, participaram da Santa Missa os seminaristas da Diocese, representantes dos leigos e religiosas. A Missa contou, também, com um número significativo de fiéis presentes e que acompanharam a transmissão realizada pela página da Diocese no Facebook.

Texto e fotos: Welton Pertili/ASCOM Diocese de Vacaria.

Compartilhe