No último domingo (22), na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, celebrou a ordenação diaconal do seminarista Renan Paloschi Zanandréa, natural de São João da Urtiga/RS.

A ordenação aconteceu pela imposição das mãos de Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria. A Santa Missa foi concelebrada pelo bispo emérito, Dom Frei Orlando Dotti, OFMCap, e de um número significativo de padres. Também estiveram presentes, em grande número, os diáconos permanentes da Diocese, religiosos, religiosas, seminaristas de diversas dioceses que estavam em missão na paróquia e fiéis leigos de diferentes paróquias. O lema escolhido foi  “Gloriar-se na Cruz de Cristo” (Gl 6,4).

Em sua homilia, Dom Sílvio afirmou que “o ministério do diácono é uma das expressões mais concretas e palpáveis da instrução de Jesus aos seus discípulos: ‘Se alguém quer ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos’. A presença do diácono na Igreja, portanto, recorda a todos os batizados da sua condição intrínseca de servidor, mas é um alerta, por excelência, aos demais graus da ordem, de que permanecem revestidos do avental de servos, não diminuindo, mas aumentando o compromisso com a doação total da vida. Sabemos que, na verdade, só há um tipo de diaconato, o diaconato permanente, aquele que uma vez assumido se vive até o fim da vida”.

O neo-diácono, em sua fala, afirmou que, “para chegar a este dia, muitas mãos, pés e joelhos foram necessários. Tudo isso só pode ser graça de Deus. Por isso, escolhi como lema de ordenação um trecho da Carta aos Gálatas, de um trecho que São Paulo afirma ter escrito de próprio punho: ‘Gloriar-se na cruz de Cristo’ (cf. Gl 6,14). A cruz é sinal de salvação e me faz lembrar que a glória deve ser dada apenas ao Senhor.”

O Diácono continuará atuando na paróquia Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, auxiliando no processo formativo dos seminaristas do propedêutico  e também como referencial para a Iniciação à Vida Cristã da Diocese.

Texto: Eduardo Martello e Maurício Zanotto/PASCOM Diocese de Vacaria

Imagens: Matheus Pellin