No último domingo, 28 de julho, a paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Caseiros, acolheu o Encontro Diocesano de Coroinhas, Acólitos e Assessores da Diocese de Vacaria. Estiveram presentes aproximadamente 150 coroinhas e acólitos vindos de doze paróquias da Diocese, juntamente com os assessores e pais.

O encontro, que acontece anualmente, teve início com café da manhã e a procissão por algumas ruas da cidade, chegando na Matriz Nossa Senhora da Conceição. Durante a procissão foi possível perceber a acolhida da comunidade os participantes, manifestado pela confecção de murais e espaços religiosos em várias casas.

A Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra, contou com a presença da comunidade, coroinhas, acólitos, pais e assessores. Logo após o término da Missa, ainda na parte da manhã, os participantes se dirigiram para o salão paroquial onde aconteceu a apresentação dos grupos presentes. A manhã foi encerrada com um momento vocacional onde os presentes tiveram a oportunidade, após uma breve conversa em pequenos grupos, de fazerem perguntas vocacionais para a Equipe do Serviço de Animação Vocacional da Diocese.

Na parte da tarde, após o almoço, as crianças participaram de atividades de recreação, como teatro de fantoches e danças. No encerramento houve a distribuição de mudas de plantas frutíferas nativas aos coroinhas e acólitos São pequenos frutos, mas com sabor intenso, significando que  a vocação de cada um começa desde pequeno e vai intensificando ao crescer, partindo da família, que é a sementeira, e da Igreja, a cultivadora das mudas da fé.

O encontro, que teve por objetivo partilhar experiências e motivar os participantes para perseverar na fé. Foi um momento oportuno para conhecer a juventude da Diocese, que tanto ajuda as nossas comunidades no altar com seu exemplo e sorriso sincero de crianças e adolescentes. Além disso, estimular a vocação individual e a escuta do chamado de Deus ao coração.

TEXTO: Rodrigo Machado da Silva

FOTOS: Foto Luma