A paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Caseiros, realizou as 40 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento. A adoração teve início na terça-feira (02) às 5 horas da manhã e encerrou-se na quarta-feira (03) às 21 horas.
As 40 horas de adoração foram promovidas pela Congregação das Irmãs Angélicas de São Paulo como forma de preparação para celebração da memória do fundador da congregação, Santo Antônio Maria Zaccaria, um dos precursores da prática de adoração ao Santíssimo Sacramento.
O momento das 40 horas de adoração representa o tempo em que Jesus, segundo a tradição da Igreja, havia descido à mansão dos mortos até a sua ressurreição. Originalmente essa prática devocional realizava-se da Sexta-Feira Santa até o Sábado de Aleluia, através de orações e salmos recitados pelos fieis. Ao ver a devoção, Santo Antônio Maria Zaccaria, grande devoto da Eucaristia, pediu, no ano 1530, ao bispo de Milão a permissão para que o Santíssimo pudesse ficar 40 horas exposto para a adoração pública. Tal prática ficou como um legado espiritual para os Clérigos Regulares de São Paulo (padres Barnabitas) e para as Irmãs Angélicas de São Paulo, ambas congregações fundadas por ele.
Durante as 40 horas de adoração fizeram-se presentes na Igreja Matriz de Caseiros mais de 400 pessoas, dentre elas alunos das escolas da cidade, professores, catequizandos, participantes de movimentos e a comunidade em geral.
O cume deste momento de oração ocorreu na sexta-feira (05), com a celebração da solenidade do Santo fundador, esta data marca também a mudança do hábito da congregação no Brasil, que a partir de agora fica mais parecido com o que é usado em outros países.
Texto: Jorge Pessato
Fotos: Irmãs Angélicas de São Paulo