Aconteceu no último domingo (23), na cidade de Ibiaçá, a celebração dos 30 anos do Movimento CLJ (Curso de Liderança Juvenil) na Diocese de Vacaria, bem como o dia do padroeiro do movimento, São Pedro. O encontro contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, sendo elas manos e tios que fazem parte do movimento.
O evento começou às 8h com a recepção das 19 paróquias que contém CLJ na Diocese. Logo após, às 9h, foi realizada a Celebração Eucarística, momento em que a Igreja ficou repleta de jovens.
Dando sequência, no Salão Paroquial, ocorreram testemunhos de manos e tios que trilharam seus caminhos junto ao CLJ, bem como a realização de uma gincana. Ao final, foi realizada uma espiritualidade e o encerramento se deu por volta das 19h30min com o show da Banda Essência de Cristo, composta por integrantes do grupo de São José do Ouro.
Um ponto importante do encontro celebrado foi a presença do ícone itinerante de São Pedro, que está passando por todas as Dioceses e Arquidioceses do Rio Grande do Sul que possuem CLJ e, no último dia 23, esteve em Ibiaçá.
Para o presidente do Secretariado Diocesano (SD), Lucas Daniel Fernandes Silva, “esse encontro foi muito importante para o CLJ Diocesano, pois além de comemorarmos os 30 anos, foi a primeira vez que aconteceu o Dia do Pedrão, evento previsto nas Diretrizes e Bases do CLJ”. Comemorar três décadas do CLJ “é ser grato a Cristo, por podermos estar inseridos na Sua Igreja e ver tantos jovens engajados. Agradecer também todos os manos e tios que passaram pelo movimento deixando sua marca e esperança para que outros mais possam ter essa experiência de um movimento cristão católico, onde o ‘Jovem é Apóstolo de Jovem’”.
O mano Franklin Vinícius Féderle, vice-presidente do SD, ressalta que “o movimento na nossa Diocese vem formando grandes líderes, e que é a base para a juventude seguir os passos certos no mundo”.
O evento teve como marca a celebração, a oração, a gratidão e a festividade.
Texto: Wilian Panisson e Júlia Silveira Velsck/Vogalia Comunicação SD
Fotos: Diogo Picolotto