Seminário temático sobre educação Paim Filho

Na noite da última quinta-feira (10) a paróquia Nossa Senhora de Caravaggio e a Prefeitura Municipal de Paim Filho, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveram um seminário temático sobre educação, cujo tema coincide com o lema da Campanha da Fraternidade 2022 (CF 2022): “fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).

A abertura foi realizada pelo Prefeito Municipal, Genes Ribeiro, que saudou os presentes e apresentou a programação da Semana do Município. Quem coordenou a noite foi o Pe. Felipe Carra, pároco da paróquia N. S. de Caravaggio, de Paim Filho, que conduziu a oração de abertura do evento e apresentou os quatro conferencistas da noite.

As reflexões se deram à luz de quatro temas. O primeiro foi a educação social, sob responsabilidade da professora Selina Maria Dal Moro, professora aposentada da Universidade de Passo Fundo e atual professora da Itepa Faculdades, em Passo Fundo, que fez um resgate histórico da educação no Brasil. Segundo ela, a educação passou a ser um direito desde a Constituição de 1988, quando o Estado passou a ser obrigado a garanti-la para todos. Porém, o alerta é que a pandemia descortinou problemas que já tínhamos de longa data. A professora retomou dados da educação brasileira hoje, como o nível de analfabetismo funcional e de dificuldade no aprendizado básico.

O segundo tema foi a educação escolar, abordado pelo Prof. Dr. Volnei Fortuna, docente no Colégio Salvatoriano Bom Conselho, em Passo Fundo. O professor destacava, à luz do Texto-Base da CF 2022, que a educação é um ato eminentemente humano, que prepara pessoas para viver em sociedade. Chamou atenção para o pensar a educação no âmbito integral, por meio da família, do Estado, das instituições de ensino e da comunidade. O professor falou do educar à luz da tríade escutar, discernir e agir. A provocação foi, enfim, para uma educação que promova a dignidade humana a partir da perspectiva de outro tripé: Cuidar>Fortalecer>Reencantar.

O tema da educação familiar também entrou em debate, com o Prof. Orildo Bassoli, que é professor e representa a Pastoral da Educação da Diocese de Vacaria. O professor apontou que a família é justamente o primeiro ambiente da educação e esse espaço precisa ser redescoberto. A questão é que muitas vezes a família delega à escola aquilo que, original e naturalmente, lhe compete. Por isso a importância de incentivar para uma redescoberta do papel da família na educação.

Por fim, Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria, tratou do último tema da noite, que foi a educação evangelizadora ou educação na fé. Para isso, é preciso realizar um encontro com uma Pessoa, Jesus Cristo, e anunciar essa fé, questionando sobre os desafios para evangelizar hoje. Nesse sentido, Dom Sílvio apontou para o caminho da catequese de inspiração catecumenal, que esteja a serviço da Iniciação à Vida Cristã. Além disso, incentivando para uma pequena comunidade eclesial missionária, sendo uma casa aberta que acolhe a todos. A fé, segundo Dom Sílvio, precisa ser transmitida por meio do testemunho de vida, ratificando, assim, o anúncio que fazemos.

O seminário temático sobre educação está inserido na programação da Semana do Município e faz parte da comemoração do aniversário do Município de Paim Filho. A noite encerrou com a bênção de envio, dada por Dom Sílvio.

Texto e fotos: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria

Compartilhe