Na última quinta-feira, 9 de dezembro de 2021, na comunidade de Linha Navegantes, Ibiaçá, aconteceu um evento comemorativo alusivo aos 35 anos dos Movimentos e Pastorais Sociais da Diocese de Vacaria. O evento contou com a participação do bispo diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra, do bispo emérito, Dom Orlando Dotti, além de diversos padres e representantes dos mais diversos setores da sociedade civil.
Após a acolhida e a oração conduzida pelo Padre Edio Bresolin, iniciou-se uma reflexão sobre a importância da caminhada dos Movimentos e Pastorais Sociais na Diocese de Vacaria. Dom Orlando Dotti lembra a provocação feita pelo Papa Francisco de que a Igreja precisa estar junto com os Movimentos Sociais Populares (MSPs), dando apoio para suas lutas em defesa da vida e dos mais pobres. Outra fala bastante importante de Dom Orlando Dotti foi de que os MSPs precisam ter a capacidade de indignação e denúncia do atual modelo de desenvolvimento econômico, que é baseado no “deus mercado”. Para Dom Orlando, “a esperança não é a última que morre, mas a primeira que renasce quando tudo parece estar perdido”.
Na sequência do encontro, participaram da mesa de debates, além dos bispos, outras lideranças locais e regionais, entre deputados, vereadores e outras autoridades. Posteriormente foi realizada uma partilha do Sínodo Diocesano, conduzido por Dom Sílvio, Padre Rene Zanandréa, Claudia Rossi e Ir. Ilda Brandalise. Junto a isso, foi comentado sobre a importância de “caminhar juntos” e de escutar o que a sociedade em geral pensa a respeito da Igreja. O Sínodo Diocesano será um importante instrumento de diagnóstico para trilhar os passos para a construção de um projeto de evangelização para os próximos anos.
Outro momento importante na celebração dos 35 anos dos Movimentos e Pastorais Sociais, foi o almoço partilhado que se deu em formato muito simples, mas com muito significado. Cada participante trouxe o seu alimento e o mesmo foi posto em uma grande toalha no chão, onde todos os participantes puderam se alimentar e confraternizar com todos os participantes.
Na parte da tarde houve o trabalho de grupo por setores. Cuja nesta atividade, cada segmento social apontou os seus projetos e propostas de ação para o período de 2022. Ao final da atividade, houve uma plenária e socialização dos trabalhos de grupo, onde percebeu-se uma nítida impressão de que precisamos fortalecer a unidade entre os Movimentos e Pastorais Sociais e identificar um tema comum para que possamos fortalecer a luta popular e a construção de um projeto popular de país.
Para encerrar a atividade comemorativa, ressaltou-se a importância de seguirmos firmes na caminhada e, sob a intercessão de Nossa Senhora da Oliveira, padroeira de nossa Diocese, estarmos confiantes no projeto da construção solidária de um mundo mais justo e fraterno, sendo sinais do Reino de Deus.
Texto: Orildo Bassoli
Foto: divulgação Fórum Dom Orlando Dotti