Cáritas 60 anos

No dia 15 de maio de 2021 a Cáritas Diocesana celebrou 60 anos de fundação na Diocese de Vacaria.

Como forma de comemoração e apresentação dos trabalhos, um vídeo institucional foi produzido e foi celebrada uma missa na Catedral Nossa Senhora da Oliveira-Vacaria, presidida pelo bispo diocesano Dom Silvio Guterres Dutra.

Ao final da Missa, Dom Silvio, a pedido do coordenador da Cáritas diocesana, Orildo Bassoli, abençoou uma cesta de sementes que, segundo ele, “simbolizam as ações e projetos que a Cáritas desenvolve na nossa Diocese, que será partilhado como sinal da caridade que transforma, que liberta e que é presença do Cristo Ressuscitado em cada um dos nossos corações”. Dom Silvio Guterres Dutra também destacou que “a Cáritas, no mundo inteiro, é conhecida como um socorro nos momentos de emergências e crises mas, além desse socorro, ela tem muitos projetos de promoção humana, de preservação”.

A Cáritas na Diocese de Vacaria

No vídeo institucional, foram destacados alguns pontos desde a criação da Cáritas, que teve sua origem em Roma, onde possui sua sede internacional. Mas foi somente no ano de 1956 que essa pastoral social foi trazida ao Brasil pelo então bispo e secretário da CNBB da época, Dom Helder Câmara. Após cinco anos de sua vinda ao país, chegou até o estado do Rio Grande do Sul, começando por Porto Alegre, hoje sede regional. Mas foi apenas no dia 15 de maio de 1961 que o bispo diocesano, Dom Augusto Petró, fundou-a na Diocese.

Da mesma forma, destacou-se no vídeo que a Cáritas diocesana de Vacaria tem a missão de testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do bem viver, sinal do Reino de Deus junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Cabe destacar algumas atuações: a doação de alimentos, a oficina de cultura, mobilizações, apoio aos movimentos sociais, projetos alternativos comunitários, fórum da sociedade civil, seminário sobre controle social, pastoral do pão, feira de roupas, bazares solidários, grupo mãos solidárias, artesanato, fabricação de roupas de criança, sopão ecológico, educação ambiental nas escolas, projeto “Guardiões do Mel”, projeto de prevenção de emergências com a recuperação de mais de 150 nascentes, farmácia comunitária, feira das sementes crioulas, fisioterapia, fitoterapia, agroindústrias familiares e ações de enfrentamento à Covid-19. Essas ações são norteadas por algumas diretrizes: a defesa e promoção de direitos, incidência e controle social em políticas públicas, construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável e o fortalecimento da Rede Cáritas.

Atualmente a Cáritas Diocesana de Vacaria está atuando em 17 paróquias da Diocese, com 42 grupos organizados e beneficiando diretamente mais de 650 famílias. Para o melhor andamento dos projetos, a pastoral conta com o apoio de oito equipes paroquiais de Cáritas e com mais de 130 agentes voluntários. A Diocese tem como referencial o Padre Elizeu Vicensi, que também é pároco na Paroquia Nossa Senhora das Dores de Barracão. Ele, no vídeo institucional, destaca que “a caridade é grande identidade da vida do cristão e uma identidade voltada para aquelas pessoas que mais sofrem e mais precisam, com isso realizamos, de maneira muito própria, a missão de cristãos”. Por sua vez, Roberto Piana, que é membro do conselho da Cáritas, destaca que “foram tantas pessoas que se dedicaram em pensar as ações em prol das pessoas mais necessitadas, porque acreditam que o bem maior é ajudar o próximo”.

Texto: Eduardo Martello e Douglas dos Santos/PASCOM Diocese de Vacaria
Foto: Reprodução Facebook

Compartilhe