No último sábado, 7 de março de 2020, em Porto Alegre, a Pastoral Carcerária (PCr) do Regional Sul 3 da CNBB, sob a responsabilidade da Coordenação Estadual, esteve reunida com as Coordenações diocesanas, entre elas a da Diocese de Vacaria. O encontro contou com a participação dos referenciais das dioceses, o Bispo Referencial da Pastoral Carcerária, Dom Liro Vendelino Meurer e de Dom Adilson, bispo auxiliar de Porto Alegre e secretário do Regional Sul 3 da CNBB.
O encontro foi de partilha da atuação da PCr nas quatorze dioceses que estiveram presentes. Na oportunidade também foi realizado o planejamento das atividades da Pastoral, com base nos Pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária.
Da Diocese de Vacaria participou a Coordenadora da Pastoral Carcerária diocesana, Ir. Iraci de Fátima Cirino dos Santos. Segundo ela, “em breve estaremos socializando o Planejamento Completo e a aplicação diocesana. A Pastoral Carcerária nos faz pensar que ‘o viu, sentiu compaixão e cuidou dele’ é possível para nós hoje. Vivemos um cenário muito perigoso, exige atenção e vigilância”.
A Pastoral Carcerária
Segundo o site da Pastoral Carcerária, “A PCr, busca ser a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres, caracterizado pela superlotação, condições insalubres e tortura sofrida pelas pessoas privadas de liberdade. Portanto, em seu trabalho de atendimento religioso às pessoas presas os/as agentes pastorais promovem um serviço de escuta e acolhimento, anunciam a Boa Nova, contribuem para o processo de iniciação à vida cristã e para a vivência dos sacramentos, e atuam no enfrentamento às violações de direitos humanos e da dignidade humana que ocorrem dentro do cárcere, pois ‘todo processo evangelizador envolve a promoção humana’ (Doc. Aparecida, p.399). Assim, a evangelização concretiza-se de forma integral, seguindo as orientações da Igreja: ‘As profundas diferenças sociais, a extrema pobreza e a violação dos direitos humanos (…) são desafios lançados à evangelização’ (Puebla, 90).”
Fonte: Coordenação Diocesana da Pastoral Carcerária (PCr)
Foto: Divulgação CNBB Sul 3