Reprodução: Cartaz CF 2020

Edimar Scopel
Seminarista da Diocese de Vacaria

A edição de 2020 da Campanha da Fraternidade traz como tema “fraternidade e vida: dom e compromisso” e como lema “viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), com o objetivo de conscientizar para o sentido da vida, valorizando as relações de mútuo cuidado entre as pessoas.

As Campanhas da Fraternidade são promovidas pela Igreja Católica no Brasil desde o ano de 1964, no período quaresmal, por ser um tempo propício para a reflexão sobre temas pertinentes, tendo em vista a conversão.

O Texto-base da Campanha da Fraternidade de 2020 coloca-nos frente a dois grandes exemplos que norteiam a reflexão: o Bom Samaritano e Santa Dulce dos Pobres. Na parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37) somos colocados diante de dois tipos de olhares: 1) o olhar da indiferença, praticado pelo sacerdote e pelo levita; 2) e o olhar compassivo e misericordioso do samaritano, que viu, sentiu compaixão e cuidou do homem que havia sido deixado quase que morto à beira da estrada. O Texto-Base interpreta que “a postura inesperada do samaritano contém o centro do ensinamento de Jesus: o próximo não é apenas alguém com quem possuímos vínculos, mas todo aquele de quem nos aproximamos. É todo aquele que sofre diante de nós” (8).

A Campanha da Fraternidade também apresenta a figura de Santa Dulce dos Pobres como uma samaritana comprometida com a vida. Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nascida em Salvador, Bahia, no dia 26 de maio de 1914, desde muito cedo demonstrou senso de justiça e o desejo de se dedicar à vida religiosa. Ingressou na congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Fazendo-se próxima a situações de pobreza e miséria, doou-se inteiramente ao próximo. Sempre atenta a essas necessidades fundou, em um galinheiro, o que viria ser um dos maiores hospitais públicos do Brasil, bem como diversas outras obras sociais.

A Campanha da Fraternidade 2020 é um chamamento à valorização da vida, dom de Deus, colocada aos cuidados de cada um de nós. É um apelo de conversão, de termos o coração e o olhar atentos ao próximo, e por ele sentir compaixão. É um apelo para comprometermo-nos com o próximo, sem medo de ir ao seu encontro, aproximar-se e identificar-se com o próprio amor de Deus para conosco.

Neste tempo quaresmal o Seminário Diocesano Nossa Senhora da Oliveira compartilhará diversos artigos, frutos dos estudos e aprofundamentos realizados pelos seminaristas. Refletiremos sobre a conversão, a ética do cuidado, a justiça, a importância do diálogo, a Igreja em saída, a disposição para servir e a ressurreição. Convidamos todos para acompanhar-nos nesta caminhada quaresmal.

 

Referências Bibliográficas

CNBB – CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade 2020: Texto-Base. Brasília, Edições CNBB, 2019.

 

As opiniões expressas no presente artigo, são de total responsabilidade de seus signatários, não expressando a posição oficial da Igreja Particular de Vacaria.

Compartilhe