No último sábado, 30 de novembro de 2019, foi realizado o encontro das famílias no Seminário Maior Nossa Senhora da Oliveira, da Diocese de Vacaria.
O encontro reuniu familiares dos seis seminaristas maiores de nossa Diocese e iniciou-se com a Santa Missa, presidida pelo Reitor do Seminário Maior e pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Caseiros, Pe. Elisandro Guindani. Em sua homilia, Pe. Elisandro disse aos pais, em nome da Diocese, “um muito obrigado pelo apoio e incentivo que estão dando aos seus filhos nesse belo caminho de discernimento. Pois, também eles, como o Apóstolo André, ouviram o “Siga-me” do Senhor Jesus e na liberdade decidiram pelo Seminário”.
Também aproveitou o momento de encontro para partilhar com os pais o processo formativo da Igreja e, consequentemente, da Diocese de Vacaria. Tendo em vista a formação integral do futuro presbítero, a formação seminarística compreende a disposição pessoal para crescer/exercitar-se de forma integral, nas 5 dimensões: humano-afetiva, intelectual, espiritual, comunitária e pastoral-missionária.
Após a Missa os pais tiveram a oportunidade de conversar com o Reitor do seminário, com o objetivo de apresentar como as famílias estão sentindo a formação dos filhos. Logo após foi realizado o almoço, seguido de momentos de lazer entre jovens e familiares.
Padre Elisandro Guindani destacou a importância do encontro, “pois rezamos juntos, pude conversar individualmente com os pais de cada seminarista e por fim confraternizar”. Segundo ele, “o encontro foi muito proveitoso, pois também serviu para estreitar os laços de amizade entre as famílias”.
O seminário Nossa Senhora da Oliveira conta, atualmente, com quatro seminaristas da etapa do discipulado (Filosofia) e dois da etapa da configuração (Teologia) e realiza o encontro das famílias a cada dois anos.
Texto e fotos: PASCOM