Na última sexta-feira (27), aconteceu em Vacaria a 48ª Assembleia Diocesana de Pastoral, contando com a presença do clero, religiosos e leigos de todas as paróquias, pastorais e movimentos da Diocese.

A Assembleia que acontece anualmente, é um espaço onde se vive a sinodalidade e, sob a ação do Espírito Santo, são tomadas decisões e realizados alinhamentos necessários para que seja possível caminhar em comunhão. Neste ano, a Assembleia aconteceu apenas em um dia, já que a Diocese caminha com as prioridades eleitas a partir do Sínodo realizado nos últimos anos.

Assim, a Assembleia teve início com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano. A manhã foi voltada à apresentação das quatro prioridades diocesanas: Formação; Iniciação à Vida Cristã (IVC); Missão em pequenos grupos e Juventude. Assim, cada equipe ficou responsável por apresentar o projeto para o próximo ano, compartilhando datas e linhas gerais que guiarão as atividades pastorais.

Já na parte da tarde, a Assembleia foi espaço para apresentar o cronograma de atividades para 2025. Outro momento marcante foi a presença do assessor, Pe. Rene Antonio Zanandréa, que esteve à frente do processo sinodal. O padre teve como função ajudar a perceber os pontos comuns entre as quatro prioridades e elencar algumas provocações para suas qualificações.

Além de continuar a conversação e os alinhamentos  referentes às prioridades diocesanas, foi apresentado também o temário para as novenas e tríduos que serão realizadas em nossas paróquias e comunidades durante o ano de 2025. Esta é uma das maneiras de as paróquias estarem em unidade com o Jubileu da Esperança, que a Igreja viverá no ano que vem. O Jubileu terá como tema: “Peregrinos de Esperança”.

O coordenador de pastoral, Pe. Elisandro Guindani, avaliou a assembleia como “muito positiva e que mostra indicativos que a Diocese caminha no rumo certo”. O padre ressaltou ainda que “é notável um comprometimento e engajamento de toda a Diocese para com as prioridades elencadas, e que este foi um momento de comprometimento para que a unidade e comunhão da Diocese”.

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria

Imagens: Padre Rene Antonio Zanandréa