No último final de semana (27 e 28), a paróquia Santo Expedito, de Santo Expedito do Sul, viveu a 22ª Romaria em honra ao padroeiro da paróquia com a participação de milhares de romeiros. 

Inspirado pelo lema “Santo Expedito, inspira-nos a sermos irmãos em Cristo”. o segundo maior evento religioso da Diocese de Vacaria contou com inúmeras atividades desde o dia 19 de abril, que foram realizadas para celebrar e motivar o celebrar e o engajamento à Romaria deste ano. Uma multidão participou das missas no sábado, às 15h, organizada pelos jovens e motociclistas, e presidida pelo Padre Pablo Cechinato de Lima.

Já a Missa da noite foi presidida pelo reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Oliveira, Padre Rene Zanandrea, e conduzida pela equipe central da Romaria. Milhares de fiéis rezaram e celebraram o mistério Pascal de Cristo e a amizade que propunha a Romaria. A noite foi encerrada com a tradicional procissão luminosa com o carro andor. 

O domingo foi marcado por diversos momentos de manifestação de fé. Já na primeira Missa da manhã, com o Santuário completamente lotado, a Missa foi conduzida pelo grupo da 3ª idade e presidida pelo Padre Éder Nordini, de Tupanci do Sul. Já as 10h30min o Padre Felipe Carra, junto com a equipe central, celebraram a Missa Solene da 22ª Romaria. Na homilia, a celebração foi interrompida pela falta de energia, que exigiu um testemunho grandioso de fé, mantendo-se firme a multidão que, unida à equipe de animação do Santuário, manteve-se em sintonia pela oração e canções. Após cerca de 15 minutos de falta de energia, retomou-se a sequência da Santa Missa, que se tornou um testemunho de  que os devotos vêm para rezar independentemente dos empecilhos que possam acontecer. 

A 22ª edição da Romaria foi concluída às 14h30min com uma celebração em torno da benção do Santíssimo. Segundo o reitor do Santuário, Padre André Varisa, “cabe assim apenas gratidão por mais uma Romaria. Cada vez mais a Romaria de Santo Expedito é única e realmente de oração em torno do testemunho de Sto. Expedito e adoração a Jesus Cristo”.

Texto: Pe. André Varisa e PASCOM Diocesana

Compartilhe