No último domingo (27), o Santuário Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá acolheu a 1ª Romaria da Juventude.

O evento, que reuniu mais de 2 mil jovens de todas as paróquias da Diocese, teve como tema: “Com os Jovens e Maria: Peregrinos da Esperança”, e lema: “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40,31). Inspirada por tais motivações, a programação teve início com a concentração e o show de abertura, na comunidade Paiol da Várzea, animados pela banda Instrumento de Cristo, de Sananduva. 

Um dos pontos fortes da Romaria foi a “Caminhada pela Esperança”, que saiu da comunidade em direção ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Consoladora. Segundo a coordenação do evento, “a caminhada foi o momento da demonstração de fé e devoção que a juventude tem por Nossa Senhora e pelo seu Filho Jesus Cristo”. A caminhada também passou por algumas ruas da cidade, mostrando a força jovem da Igreja Católica. 

Já no Santuário, um momento de espiritualidade foi conduzido pelo padre Felipe Carra, onde os jovens puderam aprofundar o sentido de pertença à Igreja e de experiência com Deus. Para finalizar as atividades da manhã, o Curso de Liderança Juvenil (CLJ) de Ibiaçá, organizou a encenação do Angelus, momento de esperança para toda a humanidade. 

Na parte da tarde, além de um momento vocacional, com coreografias e danças, aconteceu o show com a banda Essência de Cristo, de São José do Ouro, onde os jovens tiveram a oportunidade de dançar, cantar e rezar com a condução da banda.

Ponto alto da Romaria foi a Santa Missa no Santuário, presidida pelo bispo diocesano Dom Sílvio Guterres Dutra e concelebrada por diversos padres da Diocese. Em sua homilia, Dom Sílvio fez destaque ao hino da 1ª Romaria da Juventude, dizendo que “embora este hino seja feito para esta Romaria, não podemos apagar de nossas memórias as suas palavras: hei juventude, nosso futuro é agora, não tire os olhos de Jesus e não jogue seu presente fora. Hei juventude, põe na mão dele sua insegurança, hei juventude, Deus é amor, Deus é esperança”. 

A 1ª Romaria da Juventude é fruto do processo sinodal que a Diocese de Vacaria vivenciou, o qual elegeu prioridades para os próximos quatro anos: formação, missão, juventude e iniciação à vida cristã (IVC). Dentro do projeto para a juventude, a cada dois anos está planejada uma Romaria. O projeto conta ainda com uma missão e formações. Em 2025, a 1ª Missão Jovem acontecerá na paróquia São José de São José do Ouro.  

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: Mateus Pellin

Compartilhe